Saiba o que é, como funciona, as melhores espécies para o cultivo e muito mais sobre a agricultura hidropônica
A agricultura hidropônica, em que as culturas são cultivadas na água, vem ganhando destaque e sendo adotada por diversos produtores que buscam atingir um público específico, os que levam em consideração a beleza e a aparência diferenciada dos produtos desenvolvidos na água.
Nesse sentido, no sistema hidropônico podem ser produzidos hortaliças, frutas, flores, cereais e plantas medicinais, em uma solução aquosa com todos os elementos essenciais para o desenvolvimento das espécies e com baixa quantidade de produtos potencialmente tóxicos.
Diante disso, saiba mais sobre a agricultura hidropônica.
Leia também: Conheça qual foi o impacto da tecnologia no agronegócio durante isolamento social
Entenda exatamente como funciona a agricultura hidropônica
Saiba o que é a hidroponia
Na hidroponia, as espécies são cultivadas em uma base suspensa com uma mistura de água e nutrientes para o desenvolvimento.
Esse tipo de agricultura visa promover o ambiente ideal para o cultivo de espécies sem que seja a época ideal para sua plantação.
Além disso, como o desenvolvimento das plantas se dá a partir de uma solução com diversos componentes, o produto final tem aparência diferenciada, chamando atenção pela beleza.
Vale ainda destacar que, na agricultura hidropônica, o agricultor precisa de um espaço menor para o cultivo quando comparado à plantação tradicional, no solo.
Conheça as melhores espécies para o sistema hidropônico
Basicamente, todas as espécies de flores, orquídeas e outras plantas ornamentais podem ser produzidas a partir da agricultura hidropônica.
Já para os legumes, esse sistema é perfeito para produzir alface, brócolis, couve-flor, hortaliça, couve-de-bruxelas, aspargos, alcachofra, beterraba, feijão, ervilhas, espinafres e ervas aromáticas, por exemplo.
No caso das frutas, mirtilos, framboesas, amoras, morangos, uvas e tomates são boas opções para o cultivo.
Os legumes que se desenvolvem no subsolo, como batatas, cebolas, cenouras, rabanetes e inhames também podem ser produzidos no sistema hidropônico, apesar de demandarem cuidados especiais.
Saiba quais são as vantagens da agricultura hidropônica
Por fim, a agricultura hidropônica ainda proporciona diversas vantagens, tanto para quem produz, como para quem consome. Confira os principais benefícios para os agricultores:
- Permite o desenvolvimento de espécie fora da época ideal de produção
- Necessita espaço reduzido para os cultivos
- As espécies se desenvolvem mais rápido
- É uma alternativa de cultivo mais econômico
- Colabora para diminuição da agressão ao meio ambiente
Você pode se interessar por: Agronegócio: saiba o que é safra e o que é safrinha
Conte com a Giometti
Agora que você já sabe o que é e como funciona a agricultura hidropônica, é preciso conhecer uma empresa como a Giometti, sólida e especializada em produtos agrícolas, com qualidade e desenvolvida para a satisfação dos agricultores.
Temos mais de 120 anos de tradição no agronegócio no Brasil com diversos produtos, desde peneiras agrícolas até telas e alambrados.
Fale com os nossos profissionais e saiba como a Giometti pode ser a parceira ideal para garantir alta qualidade nos produtos e equipamentos para o seu negócio!