• Português
agricultura

Conheça os principais sistemas de irrigação na agricultura e entenda como escolher o melhor modelo, bem como calcular a quantidade ideal de água para sua produção

Estruturar um bom projeto de irrigação é essencial para a boa produtividade da agricultura, de maneira que a água seja ofertada com equilíbrio para que não falte e nem seja disponibilizada em excesso.

No entanto, uma dúvida comum entre os agricultores é justamente sobre a quantidade ideal de água para o seus plantios. Para isso, é preciso conhecer os principais métodos de irrigação artificial. Confira:

  • Irrigação superficial
  • Irrigação localizada
  • Irrigação por aspersão

Mas como escolher o melhor método de irrigação? É o que você confere a seguir!

Leia também: Conheça as melhores condições de solo para o plantio de café

Entenda como funcionam os principais métodos de irrigação na agricultura

Na agricultura, a irrigação superficial é o sistema que conduz a água para o ponto de infiltração por meio da superfície do solo. Esse método é muito utilizado na produção de arroz aqui no Brasil.

Já a irrigação localizada é o sistema em que a água é aplicada, por meio de microaspersão e gotejamento, exatamente na área ocupada pelas raízes das plantas para formar uma faixa ou círculo molhados. Atualmente, essa é uma das técnicas mais utilizadas, principalmente, na produção de frutas.

Por fim, a irrigação por aspersão é popularmente conhecida como chuva artificial. Neste modelo, um aspersor expele a água para o ar, que, consequentemente, se transforma em pequenas gotículas que caem sobre o solo e as plantas. Esse sistema é o mais utilizado em grandes lavouras. 

Saiba mais: Agricultura orgânica: tudo o que você precisa saber!

Saiba como escolher a melhor irrigação

Na agricultura, para saber escolher a melhor irrigação, o produtor precisa entender quais são as suas necessidades, de maneira que não tenha o desperdício de água e ao mesmo tempo não prejudique a produção.

Por isso, é importante destacar que todas as opções de irrigação são boas. Mas, é necessário pensar em custo operacional e eficiência para escolher o melhor sistema para o seu plantio.

Você pode se interessar por: Calendário agrícola: entenda as safras no Brasil

Calcule a quantidade exata de água para o seu plantio

Por fim, é preciso saber calcular a quantidade exata de água para cada plantio. Nesse sentido, é importante diferenciar a irrigação da molhação.

A irrigação é uma técnica para oferecer água a um plantio. Já a molhação é só um sistema que fornece água para plantas sem garantia de uniformidade e de quantidade de aplicação.

Por isso, antes de escolher o método de irrigação, bem como a quantidade ideal, o agricultor precisa avaliar as características físico-hídricas dos solos, a demanda climática, relevo e até a qualidade da água que será utilizada. 

Nesta etapa, é importante contar com uma orientação profissional para ter o dimensionamento correto do sistema de irrigação, para que atue com a eficiência esperada.

Na prática, um profissional irá medir a umidade do solo, a evapotranspiração da planta e a chuva aproveitada. Desta maneira, será possível orientar o agricultor sobre a quantidade adequada do sistema de irrigação.

Leia mais: Peneira agrícola: 5 dicas para tornar sua lavoura mais produtiva

Conheça a Giometti

Agora que você já sabe como promover a irrigação ideal do seu plantio e obter o sucesso esperado na agricultura, é importante trabalhar com produtos de qualidade de uma empresa sólida e experiente.

Nesse sentido,  a Giometti, que tem mais de 120 anos de tradição no agronegócio no Brasil, oferece produtos de extrema eficiência e, principalmente, qualidade.

No caso de peneiras agrícolas, por exemplo, a Giometti disponibiliza algumas opções, confira:

  • Peneira de fubá
  • Peneira de arroz
  • Peneira de feijão
  • Peneira agrícola
  • Peneira de café

Além disso, as peneiras da Giometti são consideradas as melhores do mercado. Conheça as principais qualidades dos nossos produtos:

  • Maior durabilidade
  • Resultado de 120 anos de tradição
  • Ecologicamente correta – Produzidas com madeira de reflorestamento certificada pelo IBAMA
  • Qualidade controlada em cada passo do processo de fabricação
  • Arame BWG com dupla galvanização
  • Aro e malha de arame disponíveis em diversos tamanhos
  • Possibilita manuseio por mais tempo

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha os melhores produtos agrícolas para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat