Conheça as principais dúvidas de quem quer trabalhar com apicultura e saiba a importância de ter produtos de qualidade para maior produtividade e até lucratividade do seu apiário!
Quando se fala sobre apicultura, é importante saber que China, Argentina e o México são os três principais países produtores de mel e Japão e Alemanha são os maiores importadores.
No entanto, o Brasil já tem uma fatia considerável de mercado e exporta 6,7% de toda a demanda mundial de mel, segundo informações do Canal Agro.
Além disso, a partir da evolução de estudos, pesquisas e testes, foi constatado que a apicultura não precisa ser realizada de maneira rudimentar. Assim, para que o apicultor tenha maior produtividade, eficiência e otimização de recursos é importante saber as melhores práticas sobre criação de abelhas.
Por isso, preparamos esse conteúdo com o que todo apicultor deve saber. Confira!
Quais são os principais obtidos por meio da apicultura?
Quando o assunto é apicultura, logo as pessoas pensam apenas em venda de mel. No entanto, existe uma variedade produtos que podem ser obtidos a partir da criação de abelhas. Confira os principais:
- Mel
- Geleia real
- Pólen
- Própolis
- Cera
Quanto uma colmeia produz por ano?
Outro tema bastante procurado sobre a apicultura diz respeito a produção anual de uma colmeia.
Nesse caso, é importante saber que uma colmeia convencional produz, em média, 30 quilos de mel por ano. Já no sistema de condomínio, é possível produzir, no mínimo, 150 quilos de mel anualmente.
No entanto, como apontado anteriormente, a apicultura não é apenas venda de mel. Ou seja, é possível ter lucro a partir de outros produtos obtidos com a criação das abelhas. A cera, por exemplo, pode ser vendida para indústrias farmacêuticas e de cosméticos.
Quanto se ganha com apicultura?
Saber exatamente quanto se ganha com apicultura é complexo, pois depende de uma série de variáveis, como número de colmeias, escolha dos produtos vendidos e entre outros.
No entanto, de acordo com estudo do Sebrae, é possível ganhar no mínimo R$ 1.200 a partir da apicultura. Mas, como destacado, o faturamento pode ser bem maior, já que a cadeia de produção é ilimitada.
Quanto tempo leva para as abelhas começarem a produzir mel?
No Brasil existem aproximadamente 350 mil apicultores, de acordo com a Confederação Brasileira de Apicultura. Segundo esses profissionais, a primeira colheita de mel pode ser obtida a partir do 12º mês de criação das abelhas.
Qual o principal cuidado que o apicultor deve ter com as colmeias?
Quem quer trabalhar com apicultura também deve saber que as abelhas não ficam onde não existe água. Por isso, o apiário deve ser instalado entre 20 e 500 metros de uma fonte de água limpa e que seja suficiente para o número de colmeias instaladas.
Conte com a Giometti e tenha produtos de qualidade na apicultura!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre apicultura, é importante trabalhar sempre com produtos de qualidade para evitar o desperdício de uma safra de mel, por exemplo, ou atraso na produção.
Por isso, a Giometti tem o grampo abelha para separar os quadros ou caixilhos de mel dentro da colmeia, obrigando as abelhas a construírem todos os favos na mesma espessura.
O grampo abelha Giometti também proporciona o espaço exato para o trânsito e trabalho das abelhas dentro da caixa.
É importante destacar que a Giometti tem mais de 120 anos de tradição no Brasil, sempre oferecendo produtos de extrema eficiência e, principalmente, qualidade.
Entre em contato com os nossos especialistas e tenha o melhor grampo abelha para o seu negócio!