• Português
Colheita de café

Saiba como a colheita de café é fundamental para o sucesso da safra no mercado nacional e internacional

A colheita de café é um dos passos mais importantes para o sabor e aroma da bebida, que é a segunda mais consumida no Brasil, segundo pesquisa encomendada pela Jacobs Douwe Egberts (JDE) em parceria com Aocubo.

Vale destacar que a Europa é a maior consumidora mundial de café, e o Brasil é o país que mais produz e exporta o produto, de acordo com levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé.

Além de todas as etapas realizadas de acordo com as melhores práticas, a colheita de café é um dos principais processos para o sucesso da bebida brasileira ao redor do mundo.

Diante disso, preparamos esse conteúdo sobre a importância da colheita de café para garantir a qualidade da sua safra agrícola. Confira!

Leia também: Peneira de café: conheça a importância da limpeza dos grãos

Conheça a importância da colheita de café para a qualidade do produto final

A colheita de café de excelência visa buscar a seleção dos melhores frutos maduros antes mesmo da separação de cerejas do plantio.

Vale destacar que é preciso escolher o método de colheita mais adequado para cada lavoura, para garantir o melhor custo-benefício para o produtor, de maneira que seja econômica, produtiva, sustentável e assegure a melhor qualidade dos grãos.

Conheça as próximas etapas para o sucesso da colheita de café.

Pré-limpeza

Na prática, após a colheita de café, os grãos passam por uma limpeza prévia para a retirada de impurezas grossas como folhas e galhos, a partir da catação e abanação manual com peneira.

Acondicionamento 

Após essa pré-limpeza, os grãos são acondicionados em sacos que devem ficar na sombra para serem transportados até o local de processamento em até 4 horas. Então, finalmente os grãos passam pelo processo de limpeza fina, lavagem e secagem para ficarem preparados para a torra.

Varrição

Por fim, ainda é realizada a varrição para evitar que os frutos que caíram no terreno e sofreram fermentações e até a contaminação por pragas possam afetar a qualidade do produto final.

Leia também: Peneira de café: conheça os processos que influenciam a qualidade do produto final

Conte com a Giometti

Além dos cuidados na colheita de café, é importante que os agricultores trabalhem com produtos de qualidade.

Para isso, a Giometti tem mais de 120 anos de tradição no agronegócio no Brasil, sempre oferecendo produtos de extrema eficiência e, principalmente, qualidade.

Produzida com madeira de pinho de reflorestamento de alta qualidade, tratadas, fumigadas e de origem certificada pelo IBAMA, nossa peneira de café conta com tramas adequadas para cada uso, assim como materiais de qualidade e surpreendente acabamento que permite manuseio por muito mais tempo sem causar desgaste físico ao operador.

Além disso, o produto facilita a abanação para melhor separação de ramos e folhas e ainda simplifica as operações de transporte e lavagem por permitir maior eliminação de pedras e torrões, contribuindo para um café de melhor qualidade.

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha a melhor peneira de café para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat