• Português
colheita de café

Entenda as principais práticas sobre a colheita do café, desde o planejamento até a identificação do momento ideal para iniciar o processo

A colheita do café é uma das fases mais esperadas pelos agricultores, mas para que a safra seja de qualidade, com o aroma e o sabor esperados, é necessário seguir alguns processos.

Antes de apresentar as principais práticas sobre a colheita, é importante saber que o Brasil, além de um dos principais países consumidores da bebida, é também o que mais produz e exporta o café, segundo levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé.

Por isso, pensando em ajudar os produtores, preparamos esse conteúdo com as principais dicas sobre a colheita de café, para que garantam a qualidade do produto, bem como a rentabilidade estimada. Confira a seguir!

Leia também: Peneira de café: conheça os processos que influenciam a qualidade do produto final

Conheça os principais cuidados para a colheita do café

Realize o planejamento da colheita do café

O primeiro passo para ter sucesso na colheita do café é realizar o planejamento de maneira prévia.

Para isso, é preciso avaliar o estado do terreno, das espécies plantadas, revisar os equipamentos, e verificar a necessidade de compra de materiais para a colheita, como peneiras de café, panos e lonas, por exemplo.

Prepare a lavoura para a colheita

Em seguida, cerca de 30 dias antes do início da colheita do café, é recomendado realizar a arruação de lavoura, que é roçar o mato na entrelinha e enleirar os resíduos abaixo da saia, no meio da entrelinha do cafezal.

Esta prática tem o objetivo de limpar o solo próximo ao café para facilitar o processo de colheita.

Monitore sua lavoura de café

No Brasil, dependendo da região, a colheita do café acontece entre abril e setembro, com maior concentração entre os meses de junho e agosto.

Para identificar o momento ideal para a colheita, o produtor precisa monitorar a maturação dos talhões e glebas, a partir da amostragem das plantas, que é colher alguns frutos e identificar a porcentagem dos verdes, já que é recomendado iniciar a colheita com, no máximo, 20% de frutos verdes.

Inicie a colheita

Então, é hora de começar o processo! Para isso, é importante avaliar a maturação dos frutos, verificar o volume de produção, tipo de colheita (manual ou mecanizada), mão de obra disponível, estrutura de secagem e quantidade de café que estima-se colher.

Nesse sentido, vale destacar que, geralmente, o ponto ideal para colheita é quando a maioria dos frutos estiver cereja, o que ocorre, em média, sete meses após a floração, dependendo das condições climáticas.

Você pode se interessar por: Conheça os principais processos para produção de café

Conheça a Giometti

Agora que você já conhece os principais cuidados na colheita do café, é importante trabalhar com equipamentos e produtos de qualidade.

Neste caso, a Giometti tem mais de 120 anos de tradição no agronegócio no Brasil, sempre oferecendo produtos de extrema eficiência e, principalmente, qualidade.

Produzida com madeira de pinho de reflorestamento de alta qualidade, tratadas, fumigadas e de origem certificada pelo IBAMA, nossa peneira de café conta com tramas adequadas para cada uso, assim como materiais de qualidade e surpreendente acabamento que permite manuseio por muito mais tempo sem causar desgaste físico ao operador.

Além disso, o produto facilita a abanação para melhor separação de ramos e folhas e ainda simplifica as operações de transporte e lavagem por permitir maior eliminação de pedras e torrões, contribuindo para um café de melhor qualidade.

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha a melhor peneira de café para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat