A primavera deste ano pode ser um período um pouco desafiador para os produtores rurais. Segundo a previsão climática a expectativa é de chuvas irregulares e um possível atraso do período úmido, o que significa um solo com baixo nível de água disponível. De olho nesse cenário, o time de agrônomos e climatologistas da Climatempo separaram recomendações para ajudar os agricultores e evitar problemas durante a estação.
Preparo do solo
Devido a previsão de atraso para início do período úmido em quase todo o Brasil, podemos esperar que na época de plantio o solo esteja com pouca água, o que requer ainda mais atenção ao preparo do solo. Um bom manejo do solo antes de iniciar a fase de semeadura é um fator decisivo para garantir uma boa produtividade. Não esqueça também das análises laboratoriais que ajudam a saber se há necessidade nutricional e quantidade de adubos e corretivos necessários no preparo do solo, etapas essenciais para o bom desenvolvimento das culturas.
Plantio direto para controle de pragas e doenças
Um grande aliado na época de falta de chuva é o plantio direto sobre a palhada da cultura antecessora, pois além de manter a umidade no solo, prevenindo problemas relacionados à falta de chuva, essa prática também protege as sementes de enxurradas e temperaturas extremas. Ao adotar o plantio direto é necessária atenção redobrada da dinâmica de população de plantas daninhas, pragas e doenças remanescentes, resultado dos restos culturais em campo.
Sistema de irrigação adequado
A implementação de um sistema de irrigação é essencial para uma boa produção, principalmente em épocas de atraso da chuva. Além de contribuir para enfrentar o esse período, um sistema de irrigação adequado também pode ser uma alternativa sustentável.
Escolha da variedade para o plantio
Acompanhe as condições de previsão do clima, isso contribui para a escolha correta do material genético. Neste ano, por exemplo, a janela de plantio será mais curta, sendo necessário buscar variedades com ciclos mais precoces. A previsão de chuva irregular mostra que as sementes precisarão estar mais resistentes e preparadas para aguentar um possível estresse hídrico.
Pulverização para o controle de pragas
Podemos esperar para esta primavera temperaturas acima do normal para essa época do ano. Esse aumento na temperatura pode aumentar também a incidência de pragas nas lavouras, podendo atingir uma alta pressão logo nas fases iniciais. A melhor dica para evitar essa situação é o monitoramento constante e uso de pulverizadores.