Saiba como o ph em água e a acidez do solo são pontos fundamentais para a produtividade do cultivo de milho
O cultivo de milho é uma das principais fontes de alimento do brasileiro e, por isso, precisa de atenção especial para que a produção atenda às expectativas do produtor e garanta sua lucratividade.
Vale destacar que, de acordo com a Sociedade Nacional da Agricultura – SNA, o milho ocupa a segunda posição em termos de importância na produção agrícola no Brasil, ficando atrás apenas da soja.
Para a safra 2021, o cultivo de milho deve atingir a produção de 104,138 milhões de toneladas, segundo estimativa realizada pela consultoria Safras & Mercado.
No entanto, para atingir o produto final, é preciso superar diversos desafios, principalmente no que diz respeito ao terreno. Por isso, para auxiliar os agricultores, preparamos esse artigo sobre como corrigir o solo para o cultivo de milho. Confira a seguir!
Leia também: Pragas do milho: saiba identificá-las e combatê-las
Conheça os principais pontos de atenção com o solo para o cultivo de milho
Acidez do solo
O primeiro ponto de atenção com relação ao terreno para o cultivo de milho é a acidez, que aumenta ano após ano e dificulta cada vez mais a absorção de água e nutrientes e, consequentemente, o desenvolvimento das raízes.
Para evitar que a acidez prejudique a plantação, os agricultores precisam manter um processo contínuo de diagnóstico e controle do solo, a partir de práticas como a aplicação de corretivos.
PH em água
Para que o cultivo de milho se desenvolva da maneira esperada, é necessário que o PH em água esteja acima de 5,5. E, para atingir esse valor, muitas vezes, é preciso aplicar calcário, que pode controlar a acidez do solo por 3 anos ou até mais.
No entanto, é recomendado implementar um trabalho de monitoramento, com amostragem e análise periódica do solo para assegurar as condições ideais para o plantio se desenvolver da maneira adequada.
Você pode se interessar por: Saiba como fazer o planejamento de colheita de grãos
Conheça a Giometti
Agora que você já conhece as principais práticas para corrigir o solo para o cultivo de milho, também é importante contar com ferramentas e equipamentos de qualidade para garantir a melhor colheita na sua lavoura.
Para isso, a Giometti, com mais de 120 anos de tradição e apoio à agricultura, oferece os melhores produtos para o seu negócio, desde peneiras agrícolas até telas e alambrados.
No caso das peneiras, por exemplo, trabalhamos com madeira de pinho de reflorestamento de alta qualidade, tratadas, fumigadas e de origem certificada pelo IBAMA.
Além disso, nossa peneira agrícola tem tramas adequadas para cada uso, assim como materiais de qualidade e surpreendente acabamento que permite o manuseio por muito mais tempo sem causar desgaste físico ao operador.
Conheça outras vantagens da peneira agrícola da Giometti:
- Maior durabilidade
- Resultado de 120 anos de tradição
- Ecologicamente correta – Produzida com madeira de reflorestamento certificada pelo IBAMA
- Qualidade controlada em cada passo do processo de fabricação
- Arame BWG com dupla galvanização
- Aro e malha de arame disponíveis em diversos tamanhos
- Possui maior resistência à oxidação e tração
- Possibilita manuseio por mais tempo
Fale com os nossos profissionais e saiba como a Giometti pode ser a parceira ideal para garantir alta qualidade nos produtos e equipamentos da sua lavoura!