• Português
diminuir o estresse dos bovinos

Utilize escovas para melhorar a saúde e garantir o bem-estar animal.

O bem-estar nas criações comerciais de animais é uma prática bastante disseminada na Europa, Estados Unidos, países asiáticos, e já há algum tempo vem ganhando força no Brasil.

Combater o estresse é de extrema importância, pois influencia diretamente na qualidade e aumento da produção de carne e leite, conferindo maior lucro, o que torna imprescindível o conforto dos animais.

Desestressar o animal dentro de uma propriedade rural é tarefa necessária. Alguns procedimentos do manejo diário causam grande estresse aos animais que liberam o hormônio cortisol, que prejudica diversos aspectos na saúde. Fechar o gado, vacinas, descorna, desmame são necessários, mas causam aspectos negativos na saúde emocional do animal, por isso precisam ser feitos com cuidados e atenção redobrada.

Alguns procedimentos, como escovação dos pelos dos bovinos, garantem o bem-estar animal e minimizam o medo.  Algumas empresas já disponibilizam troncos prontos com escovas para serem inseridos nos pastos, assim o próprio animal pode ser escovar. Até mesmo o pequeno produtor pode elaborar a sua, há vários modelos disponíveis na internet para montagem própria com madeiras e escovas de reuso, inclusive.

Benefícios da escovação no bem-estar animal

A escovação também promove a retirada de carrapatos e outros parasitas que causam doenças e desconforto. Além de um melhor desenvolvimento cerebral e aumento da imunidade, segundo estudos científicos.

Outro benefício é a escovação dos bezerros na hora da mamada.  Mais que conforto e acolhimento, os animais recém-nascidos sentem confiança nos seus tratadores. O bem-estar animal deve ser aplicado desde as primeiras horas de vida do animal.

A escovação é uma das ações do dia a dia que o produtor pode indicar aos funcionários, operadores, vaqueiros e até familiares que auxiliam na propriedade. Oferecer água limpa e mineral, aos animais também está dentro do conceito de bem-estar. Além da alimentação oferecida precisa suprir a demanda de todos os nutrientes necessários e ficar atento a saúde do animal. A maioria das doenças apresentadas pelos bovinos podem ser tratadas e proporcionar menos danos e sofrimentos, se diagnosticadas no início.

 

Fonte: https://dicas.boisaude.com.br/como-diminuir-o-estresse-dos-bovinos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat