• Português
Como melhorar a qualidade de vida do trabalhador rural 

Desde respeitar os períodos de descanso até investir em EPIs, equipamentos e ferramentas de qualidade, saiba como melhorar a qualidade de vida do trabalhador rural

Como melhorar a qualidade de vida do trabalhador rural é mais um desafio do agronegócio, já que os profissionais do campo estão sempre expostos a diversos riscos ambientais, além dos possíveis acidentes de trabalho.

Nesse sentido, é importante destacar que por muito tempo a falta de fiscalização deixou esses trabalhadores expostos ao sol e aos agrotóxicos, além do grande esforço físico.

No entanto, atualmente, a Norma Regulamentadora 31 foi desenvolvida e estabelecida pelo Ministério do Trabalho, com o intuito de determinar as normas de segurança e saúde para o trabalhador do campo.

Por isso, investir em equipamentos de proteção individual, implementar boas práticas de trabalho, além de disponibilizar as ferramentas e produtos adequados e de qualidade são algumas das principais ações para o bem-estar dos profissionais.

Diante disso, preparamos esse conteúdo com as principais ações sobre como melhorar a qualidade de vida do trabalhador rural. Confira a seguir!

Leia também: Como reduzir o estresse nas criações de animais de grande porte?

Saiba como melhorar a qualidade de vida do trabalhador rural

Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

O primeiro passo sobre como melhorar a qualidade de vida do trabalhador rural é oferecer todos os equipamentos de proteção individual necessários para a atuação.

No caso do trabalhador rural, é necessário oferecer:

  • – Chapéu ou touca árabe para proteção contra o sol
  • – Botas impermeáveis de cano longo
  • – Luvas
  • – Respiradores e máscaras
  • – Protetor auditivo
  • – Roupas de mangas longas e de cores claras

Neste ponto, é importante destacar ainda que o gestor é obrigado a oferecer esses equipamentos ou fica sujeito a multa e processo trabalhista.

Cuidado com intoxicações

Em seguida, também é preciso ter cuidado com possíveis intoxicações desses trabalhadores devido à exposição e até manejo de agrotóxicos.

Por isso, além de oferecer o EPIs, os proprietários também precisam treinar os profissionais para ensiná-los e lembrá-los sobre a manipulação correta dos produtos químicos no campo.

Respeite o período de descanso do trabalhador rural

A jornada de trabalho e os períodos de descanso também precisam ser respeitados pelos gestores. Assim, os trabalhadores têm o tempo de repouso necessário e evitam problemas relacionados ao esgotamento físico e até mental.

Disponibilize ferramentas e produtos de qualidade

Por fim, além dos equipamentos de proteção individual, é importante disponibilizar ferramentas e produtos de qualidade, que preservem a saúde física dos trabalhadores e os ajudem a otimizar a produtividade.

Saiba mais: 5 práticas para reduzir o consumo de água no campo

Conheça a Giometti

Em suma, existem diversas ações sobre como melhorar a qualidade de vida do trabalhador rural e, investir em produtos e ferramentas de qualidade ajuda a diminuir o desgaste físico e a otimizar a produtividade dos profissionais do campo.

Nesse sentido, a Giometti está pronta para oferecer os melhores produtos para o seu negócio! Temos mais de 120 anos de tradição apoiando o agronegócio no Brasil com diversos produtos, desde peneiras agrícolas até telas e alambrados.

Fale com os nossos profissionais e saiba como a Giometti te ajuda a obter os melhores resultados no agronegócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat