• Português
Reduzir o estresse nas criações de animais de grande porte

De instalações adequadas até produtos que promovam o bem-estar, saiba como reduzir o estresse nas criações de animais de grande porte

Reduzir o estresse nas criações de animais de grande porte é fundamental para o agronegócio suprir a demanda alimentar, com produtos de qualidade, de uma população de mais de 7,6 milhões de habitantes.

E, para isso, é preciso investir no bem-estar animal que, comprovadamente, é essencial para a boa produtividade e a consequente qualidade do leite, carne e ovos, por exemplo.

Vale destacar que os primeiros estudos sobre a plenitude e conforto dos animais tiveram início nos anos 1960 e envolviam apenas a criação de bovinos. Atualmente, esse conceito foi aprofundado e abrange diversas espécies destinadas a suprir a demanda agropecuária.

Diante deste contexto, preparamos esse artigo sobre as principais práticas para reduzir o estresse nas criações de animais de grande porte. Boa leitura!

Confira também: Pecuária: conheça os dados da produção brasileira, seus avanços e desafios

Saiba como reduzir o estresse nas criações de animais de grande porte

Instalações adequadas

O primeiro ponto para reduzir o estresse nas criações de animais de grande porte é oferecer ambientes adequados com temperatura e umidade ideais, além de espaço para poderem se locomover.

As instalações também precisam disponibilizar equipamentos que contribuam para o bem-estar animal, como cochos, bebedouro, ventiladores e pisos que não danifiquem as patas das criações, por exemplo.

Nutrição

Já a alimentação dos animais, que é um dos principais pontos para a qualidade do produto final, precisa ser balanceada e oferecer todos os nutrientes que precisam.

Assim, investir em uma boa nutrição é essencial para assegurar maior vigor e saúde às criações.

Protocolos sanitários

Para reduzir o estresse nas criações de animais de grande porte também é necessário seguir todos os protocolos sanitários recomendados pelos órgãos competentes.

Ou seja, é preciso que os colaboradores trabalhem paramentados higienicamente, seguir o calendário de vacinação das criações e, caso algum animal apresente problemas de saúde deve ser isolado e tratado separadamente dos demais.

Além disso, a propriedade deve ser limpa e com controle de zoonoses.

Equipe qualificada

Por falar em colaboradores, os funcionários envolvidos nos cuidados com os animais precisam ter capacitação e desenvolvimento contínuo.

Desta maneira, esses profissionais irão conhecer as características e particularidades de cada espécie, bem como as melhores práticas para manejo e as possíveis ações, no caso de alguma ocorrência.

Produtos antiestresse

Por fim, ainda existem produtos antiestresse que são fundamentais para o conforto e bem-estar dos animais que, comprovadamente, sentem emoções, boas e ruins, e consequentemente afetam a produtividade e qualidade do produto final.

Você pode se interessar por: Produtor rural: entenda os impactos da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais

Conheça a Giometti

Além de implementar as melhores práticas para reduzir o estresse nas criações de animais de grande porte, é importante contar com fornecedores de qualidade e que garantam os melhores produtos para suas espécies.

No caso de conforto e bem-estar, a Giometti, com mais de 120 anos de tradição, disponibiliza em sua gama de produtos a Escova Antiestresse Giometti para animais de grande porte.

Na prática, a escova estacionária antiestresse Giometti para animais de grande porte ativa a circulação sanguínea, massageia, limpa e relaxa, promovendo a sensação de bem-estar no rebanho, por meio do contato das cerdas com o corpo do animal.

Assim, o produto garante os seguintes benefícios:

  • – Melhora a qualidade de vida do animal
  • – Evita ferimentos na pele de equinos e bovinos
  • – Aumenta a produção de leite
  • – Melhora a engorda do gado de corte
  • – Reduz o estresse
  • – Promove a expulsão de parasitas como moscas e carrapatos
  • – Auxilia na remoção de pelos e pele morta, caspa e sal do suor
  • – Colabora para uma pelagem bonita, macia e bem cuidada
  • – Traz para superfície sujeiras do couro
  • – Tira barro colado do pelo

Entre em contato com os nossos consultores e tenha a melhor escova antiestresse para os seus animais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat