• Português

Durante a plantação a importância do monitoramento é enorme, através dele é possível saber se está tudo em ordem. Os agricultores durante muito tempo para fazer esse monitoramento precisavam andar em suas plantações analisando tudo, o que demanda muito tempo e não possui muita eficácia.

Para facilitar esse processo a tecnologia voltada para a agricultura contribui com ferramentas de monitoramento que auxiliam a acompanhar condições meteorológicas, detectar pragas, ou mapear as lavouras, por exemplo.

Para comprovar como a tecnologia agrícola é útil nos dias atuais, Eduardo Mazzieri, o diretor estratégico da Bayer, separou algumas opções:

Sensores no campo 

Na atualidade, os sensores têm se tornado uma ferramenta cada vez mais indispensável na agricultura moderna, possibilitando o monitoramento da umidade do solo, temperatura, plantas, etc. Através dessa tecnologia é possível economizar aproximadamente 30% de água, pois possibilita medir a umidade do solo e saber se é preciso fazer a irrigação.

GPS para produção agrícola

O GPS é uma tecnologia geralmente presente em tratores que vem sendo aplicada há alguns anos em larga escala na agricultura. O GPS funciona como uma forma de “mapa” que ajuda nas linhas de plantio ou de aplicação, calculando a velocidade do trator e a direção do deslocamento;

Drones

Pequenos, leves e de fácil pilotagem, os drones podem ser munidos de câmeras e sensores infravermelhos que captam imagens dos talhões, detectando com precisão focos de pragas, estresse hídrico, déficit de nutrientes e danos ambientais;

Estações meteorológicas

Esta é uma ferramenta fundamental para monitorar as condições meteorológicas na lavoura. Mazzieri explica que com a estação meteorológica, o produtor passa a ter informações mais precisas do clima da sua fazenda. “Dessa forma o produtor consegue prever o momento ideal para aplicação de defensivos, por exemplo”, explica.

Por meio de aplicativos e GPS, os patrulheiros mapeiam as lavouras, filmando o dia a dia de talhões de diferentes regiões do Brasil para informar os melhores momentos de aplicação do defensivo, possibilitando tomada de decisões mais assertivas e, portanto, com maior economia”.

 AEGRO

O surgimento da internet 4G tornou o acesso a dados e informações em algo muito mais didático, simples e prático. Economizamos muito tempo e dinheiro pela velocidade de conteúdo que temos acesso somente na palma da mão.

Além disso, hoje temos programas, como AEGRO, que permitem o registro das atividades e monitoramentos do campo com o celular sem nenhum tipo de conexão com a internet.

Depois da ida ao campo, o celular e o computador sincronizam, e as informações coletadas na lavoura são automaticamente inseridas no software.

Assim, não há mais dados de monitoramento e atividades perdidas, ou que não sabemos ao certo em qual talhão foram realizadas.

 

A mobilidade favorece a troca e registro seguro das informações, tornando os agricultores mais rápidos e assertivos na tomada de decisões. Com um programa (software), em alguns cliques é possível ver as informações de maneira fácil e simples de entender

Fontes: https://digital.agrishow.com.br/4-principais-ferramentas-de-monitoramento-da-producao-agricola/

http://blog.aegro.com.br/producao-agricola/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat