• Português
plantio de café

Entenda as especificações técnicas sobre plantio de café para que a sua lavoura tenha sucesso nas próximas safras

O Brasil é o principal produtor de café mundial há mais de 150 anos e, para continuar na liderança, os produtores precisam pensar em diversos aspectos para o sucesso do plantio de café e da lavoura.

Para se ter ideia, até novembro de 2020, o Brasil exportou 39,8 milhões de sacas de café no ano civil, o que representa o melhor resultado histórico para o período, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé.

Além disso, o valor bruto da produção brasileira de café, de janeiro a agosto 2020, é de R$ 519,08 bilhões, baseado principalmente no volume da safra anual e nos preços médios recebidos pelos produtores agrícolas de 21 culturas.

A partir deste panorama sobre o setor, preparamos esse conteúdo sobre as melhores condições de solo e clima para o plantio de café. Continue a leitura!

Saiba mais: Peneira de café: conheça a importância da limpeza dos grãos

Saiba qual é a melhor área para o plantio de café

Clima

As exigências climáticas para o plantio de café tipo arábico é:

  • Altitude entre 450 a 800 m
  • Temperatura de 18º a 22º C
  • Precipitação anual de 600 a 1500 mm
  • Solo com profundidade mínima de 1 m, não ser pedregoso ou excessivamente arenoso, de preferência fértil e de boa drenagem

Vale destacar que áreas de baixada são inaptas ao plantio mesmo com sistema de drenagem artificial.

Altitude

Também é importante apontar que a altitude influencia diretamente na temperatura. Na prática, a cada 100m a mais, menos 1°C na temperatura média.

Desta maneira, se a temperatura é menor, maior será a umidade, mais lenta será a maturação do café e maior será a incidência de pragas e doenças favorecidas por essas condições. 

Topografia e topoclima

A topografia para o plantio de café diz respeito ao relevo do terreno, já o topoclima aos fatores climáticos da área da lavoura.

Apesar de quase 40% do café no Brasil ser produzido em áreas montanhosas, os terrenos planos são mais propensos para o sucesso do plantio de café com otimização de recursos, já que facilita a mecanização, permite o controle da erosão e da proteção do solo.

Exposição à luz solar e acúmulo de ar frio

Por falar em topoclima, o relevo regula a exposição à luz solar e interfere no acúmulo de ar frio e na exposição ao sol poente do plantio de café.

Por isso, é necessário evitar que o sol incida diretamente sobre um dos lados do café, pois causa escaldaduras nas folhas e frutos.

É importante também evitar o plantio de café nas áreas mais baixas, onde existe o acúmulo de ar frio que favorece as geadas, principalmente no sul e sudeste brasileiro.

Confira também: Peneira de café: conheça os processos que influenciam a qualidade do produto final

Conheça a Giometti

Além das melhores práticas sobre clima e solo para plantio de café, é fundamental que os agricultores trabalhem com maquinários, ferramentas e equipamentos de qualidade.

Para isso, a Giometti tem mais de 120 anos de tradição no agronegócio no Brasil, sempre oferecendo produtos de extrema eficiência e, principalmente, qualidade.

Produzida com madeira de pinho de reflorestamento de alta qualidade, tratadas, fumigadas e de origem certificada pelo IBAMA, nossa peneira de café conta com tramas adequadas para cada uso, assim como materiais de qualidade e surpreendente acabamento que permite manuseio por muito mais tempo sem causar desgaste físico ao operador.

Além disso, o produto facilita a abanação para melhor separação de ramos e folhas e ainda simplifica as operações de transporte e lavagem por permitir maior eliminação de pedras e torrões, contribuindo para um café de melhor qualidade.Entre em contato com os nossos especialistas e tenha a melhor peneira de café para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat