• Português
criação de abelhas em áreas com lavoura

Desde dicas para os agricultores até as melhores práticas para os apicultores, saiba quais são os principais cuidados na criação de abelhas em áreas com lavoura

criação de abelhas em áreas com lavoura não só é possível, como complementar, desde que exista uma boa comunicação e práticas integradas entre apicultores e agricultores.

Vale, inclusive, destacar que, enquanto as abelhas obtêm o pólen e o néctar necessários para se alimentar e produzir mel nas lavouras, a agricultura se beneficia da polinização, que ajuda a melhorar a eficiência e produtividade, além de garantir frutos e sementes com mais qualidade.

No entanto, para obter as vantagens esperadas, é preciso ter alguns cuidados. Por isso, preparamos esse conteúdo com as principais práticas para criação de abelhas em áreas com lavoura. Confira!

Leia também: Conheça o passo a passo para começar a trabalhar com apicultura

Saiba quais são os principais cuidados na criação de abelhas em áreas com lavoura

Agricultores

O primeiro passo dentre os cuidados na criação de abelhas em áreas com lavoura diz respeito ao uso de defensivos agrícolas, que, além de seguirem a bula, os agricultores precisam realizar o manejo para evitar o contato entre insetos e substâncias.

Além disso, é preciso evitar a aplicação de inseticidas de alta toxicidade para as abelhas durante o florescimento da cultura.

Caso seja necessário, é preciso optar por produtos de maior eficiência e com baixa toxicidade para as abelhas.

Para ações áreas, a aeronave não deve mudar de direção durante a aplicação das substâncias para reduzir a possibilidade de impactos nas áreas de florescimento. Neste ponto, também é preciso considerar a velocidade e direção do vento.

Por fim, os agricultores devem evitar aplicar defensivos agrícolas com ingredientes ativos que se degradam em poucas horas nos horários das atividades das abelhas no campo. Opte por aplicá-los nos períodos da tarde ou noite.

Apicultores

Já os apicultores também precisam tomar certos cuidados na criação de abelhas em áreas com lavoura, já que é necessário respeitar as distâncias mínimas de segurança para as culturas que são tratadas com defensivos agrícolas.

Neste caso, é importante tomar como referência o raio de voo da espécie de abelha que se pretende criar. A espécie apis mellifera, por exemplo, precisa de uma distância de, pelo menos, 6 quilômetros de distância do plantio.

Além disso, é preciso combinar com o agricultor para que o profissional avise com antecedência as datas em que se pretende aplicar defensivos agrícolas.

Assim, é possível realizar o manejo da cultura para que as abelhas não entrem em contato com esse tipo de substância.

Neste caso, é possível fazer o manejo com o transporte das abelhas em caixas, de acordo com os protocolos de segurança de cada espécie.

Saiba mais: Apicultura: o que todo apicultor deve saber?

Conheça a Giometti

Além dos cuidados na criação de abelhas em áreas com lavoura, é preciso investir em produtos e ferramentas de qualidade.

Para isso, a Giometti, com mais de 120 anos de tradição no Brasil, oferece produtos de extrema eficiência e, principalmente, qualidade.

Para a apicultura, temos o grampo abelha Giometti para separar os quadros ou caixilhos de mel dentro da colmeia, obrigando as abelhas a construírem todos os favos na mesma espessura.

Além disso, o produto também proporciona o espaço exato para o trânsito e trabalho das abelhas dentro da caixa.

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha o melhor grampo abelha para sua criação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat