• Português
lavouras no outono

Desde irrigação complementar até a utilização de defensivos, conheça algumas práticas importantes sobre cuidados nas lavouras no outono

No outono, os agricultores precisam adotar diversas práticas no que diz respeito aos cuidados nas lavouras, já que essa estação do ano marca as primeiras frentes frias no Brasil.

Além disso, segundo o Climatempo, neste ano, o outono deve registrar temperaturas um pouco maiores do que a média histórica, por conta do El Niño, fenômeno climático que surge em intervalos médios de quatro anos e provoca o aquecimento das águas superficiais do oceano pacífico.

No entanto, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a previsão é de aumento de 3,3% para as chamadas “culturas de inverno”, como aveia, canola, centeio, cevada e trigo.

Diante disso, confira quais são as melhores práticas nas lavouras no outono.

Leia mais: Cultivo no outono: conheça as 5 melhores culturas

Entenda quais são os principais cuidados nas lavouras no outono

Monitoramento das lavouras e cultivos

A partir da maior umidade proveniente desta estação do ano, os agricultores precisam aumentar o monitoramento dos cultivos, com o objetivo de evitar e combater a tempo problemas causados pelas doenças fúngicas.

No caso da produção de café, por exemplo, é preciso acompanhar o possível desenvolvimento de infecções causadas por ferrugem, cercosporiose e phoma.

Na presença de algum desses problemas, é necessário iniciar rapidamente o controle para preservar a produção.

Utilização de defensivos

Com a mudança da estação do ano, um dos cuidados nas lavouras é a adequação do defensivo de acordo com a nova realidade climática do outono.

Nesse sentido, além das temperaturas mais amenas e da chegada das primeiras frentes frias no Brasil, o Climatempo também aponta para chuvas acima da média na região central e abaixo do normal no sul do país.

A partir de junho, as chuvas devem ficar acima do normal na região sul e o tempo seco deve prevalecer nas demais regiões do Brasil.

Por isso, a adequação das soluções agroquímicas proporciona alguns benefícios. Confira:

  • Melhora a capacidade para deposição
  • Aumento da absorção de nutrientes
  • Otimiza a translocação

Irrigação complementar

Como no outono as chuvas já diminuem, é preciso que os produtores avaliem a necessidade da irrigação complementar em seus cultivos.

Assim, evita-se diversos problemas, principalmente, a perda da produção de milho safrinha, algodão e feijão, por exemplo, que são mais cultivados nesta época do ano.

Você pode se interessar por: Produtor rural: entenda os impactos da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais

Conte com a Giometti

Como observado, cada estação do ano tem suas características climáticas específicas que geram a necessidade de cuidados nas lavouras.

No entanto, o agricultor também precisa ter atenção com seu maquinário e ferramentas de trabalho, independentemente da época do ano, para que uma colheita e até produção não seja interrompida ou até comprometida por um equipamento que pare de funcionar.

Por isso, a Giometti oferece os melhores produtos para o seu negócio! Nós temos mais de 120 anos de tradição apoiando o agronegócio no Brasil com diversos produtos, desde peneiras agrícolas até telas e alambrados.

Fale com os nossos profissionais e saiba como a Giometti pode ser a parceira ideal para garantir alta qualidade nos produtos e equipamentos para sua lavoura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat