Conheça as principais tendências da tecnologia no agronegócio após a crise provocada pelo coronavírus
A pandemia provocada pelo coronavírus atingiu diversas esferas, inclusive econômicas, com grande diminuição de índices de diversos mercados. No entanto, tecnologia e o agronegócio são dois setores, que apesar da crise, continuam em alta.
Nesse sentido, de acordo com dados sobre o PIB no segundo trimestre divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agropecuária é o único setor que cresceu na pandemia. A alta foi de 0,4% no segundo trimestre quando comparado ao trimestre anterior.
Além disso, as exportações do agronegócio cresceram 10% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2019 e totalizaram US$ 61 bilhões, segundo informações divulgadas pela Agência Brasil.
Já a tecnologia foi fundamental para a continuidade das operações das empresas neste período de isolamento social e, de acordo com estudo da Deloitte, as soluções digitais são fundamentais para que as organizações respondam à crise.
Mas e a tecnologia no agronegócio? Qual foi o impacto durante o isolamento social? Saiba mais a seguir!
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Confira os impactos da tecnologia no agronegócio durante a pandemia
Agronegócio mais digital
O primeiro impacto da tecnologia no agronegócio durante esse período desafiador é que os produtores tiveram que buscar soluções para manter a continuidade de suas operações.
Nesse caso, de acordo com a Forbes, a tendência é que, pós-pandemia, o agronegócio sofra transformações profundas, que devem acelerar a digitalização da cadeia e a estruturação de marketplaces do setor.
Um exemplo de digitalização no agronegócio é a gestão eficiente de dados por meio de Big Data para melhorar a informação sobre insumos, clima, maquinário e a partir desses dados, aumentar a produtividade, diminuir preços e melhorar a lucratividade.
Digitalização do produtor
Por falar em digitalização, o agronegócio, apesar de ser conservador, já está na terceira fase da transformação digital. Ou seja, os produtores já realizam o monitoramento de campo para melhorar a produtividade e realizar a gestão de maneira mais eficiente, já implementam a automação de processos em plantação e colheita e agora investem em marketplaces para aumentar as vendas.
Ampliação de negócios
Por falar em marketplaces para aumentar as vendas, é justamente aí que entra a ampliação de negócios.
Os agricultores, além de já investirem em marketplaces para compras e vendas online, também já implementam outros recursos como programas de fidelidade e até a utilização de aplicativos específicos para venda de produtos orgânicos, por exemplo.
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A tecnologia no agronegócio não está somente em soluções digitais, como também no desenvolvimento de produtos de qualidade para os agricultores utilizarem em suas colheitas, com eficiência e segurança.
Nesse sentido, a Giometti oferece uma gama de produtos para agricultores com o que existe de melhor em tecnologia. De peneiras agrícolas a insumos para o tratamento animal, a Giometti tem mais de 120 anos de tradição e experiência no campo.
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