• Português
Cuidados com a lavoura

Saiba como irrigação, sombrite, filmes agrícolas, cobertura morta e controle de pragas estão entre os principais cuidados com a lavoura no verão

A partir da chegada do verão, que vai de 21 de dezembro até 20 de março no Brasil, é preciso tomar uma série de cuidados com a lavoura para que a safra obtenha os resultados esperados aos agricultores.

Vale destacar que o agronegócio foi um dos poucos pontos que continuou em crescimento em 2020, mesmo com a crise provocada pelo coronavírus. De acordo com o Cepea, da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, no acumulado do quadrimestre, foi de 3,78%.

Diante disso e para começar 2021 em crescimento, mas com índices mais expressivos, é preciso saber quais são os cuidados com a lavoura no verão. Confira a seguir!

Leia mais: Calendário agrícola: entenda as safras no Brasil

Conheça os principais cuidados com a lavoura no verão

Os cuidados com a lavoura no verão são essenciais para evitar problemas como:

  • Grande exposição ao sol e ao calor
  • Excesso de ventos e chuvas
  • Pragas

Além disso, existem outros pontos de atenção como irrigação, sombrites, filmes agrícolas e entre outros para garantir uma boa colheita. Veja a seguir.

Irrigação

Entre os cuidados com a lavoura no verão, é indispensável estruturar a irrigação para culturas que precisam de água em abundância em locais que não estão em período de chuva regular.

Sombrite

Já para evitar o excesso de sol é preciso investir em sombrite, espécie de tela preta que bloqueia a entrada de luz e funciona como se fosse uma sobra. 

Existem alguns tipos de sombrites, uns mais abertos e outros mais fechados, sendo que o ideal para o seu plantio depende do tipo de plantação e condições climáticas.

Vale destacar ainda que os sombrites podem promover sombra de 35% a 80% de proteção contra o sol e até de chuvas fortes.

Filmes agrícolas

Outra opção dentre os cuidados com a lavoura no verão são os filmes agrícolas, que protegem a plantação da exposição solar e do vento.

Neste caso, o material pode ter espessura mais grossa ou mais fina, de acordo com a necessidade de cada cultura.

Cobertura morta

A cobertura morta é outro método para garantir uma boa produção no verão com a utilização de palha ou capim seco, que garantem às seguintes vantagens:

  • Umidade do terreno por maior tempo
  • Diminuem a temperatura
  • Reduzem os danos causados pela chuva
  • Evitam o crescimento de plantas daninhas.

Controle de pragas

Por fim, os cuidados com a lavoura no verão também dependem de atenção especial contra pragas.

Neste caso, a utilização de armadilhas físicas impedem a ação de invasores como formigas, abelhas e insetos maiores. Já a aplicação de defensivos agrícolas controlam e até eliminam a infestação.

Leia também: Peneira agrícola: 5 dicas para tornar sua lavoura mais produtiva

Conheça a Giometti

Além dos cuidados com a lavoura no verão como irrigação, sombrite, filmes agrícolas, cobertura morta e controle de pragas, é preciso investir sempre nos melhores equipamentos e que garantam uma boa colheita e promovam uma safra de sucesso.

Neste caso, a Giometti está pronta para oferecer os melhores produtos para sua lavoura! Nós temos mais de 120 anos de tradição apoiando o agronegócio no Brasil com produtos como peneiras agrícolas até telas e alambrados.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como a Giometti pode ajudar você a obter as melhores colheitas no verão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat