• Português
Cultivo de mamona

Das sementes à colheita, conheça todas as características e os “segredos” para o sucesso do cultivo de mamona

cultivo de mamona apresenta excelentes resultados em diversas regiões do Brasil, inclusive em locais de seca, como o nordeste, já que a mamoneira tem boa adaptação em diferentes climas e solos e é fonte de renda de milhares de pequenos agricultores.

Um dos principais produtos do cultivo de mamona é o seu óleo, que tem alto valor comercial e, inclusive, é exportado, e atende as indústrias químicas na fabricação de lubrificantes, graxa, tinta, verniz, espuma e materiais plásticos.

Vale destacar que, entre o plantio e a maturação dos últimos cachos, o ciclo médio é de 250 dias, sendo que a produção média é de 1500 kg/ha. Continue a leitura deste conteúdo e saiba tudo sobre o cultivo de mamona!

Leia mais: Cultivo no outono: conheça as 5 melhores culturas

Conheça os principais passos para o cultivo de mamona

Sementes

A escolha das sementes é o primeiro passo para o cultivo de mamona e é importante que não sejam utilizados grãos colhidos aleatoriamente, seja em outras propriedades ou em terrenos com lixo ou de áreas abandonadas.

Nesta etapa, para garantir a boa produtividade e a qualidade do produto final, é necessário adquirir as sementes de produtores com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e oriundas de uma cultivar apropriada à região de plantio.

Terreno

Como as mamonas não toleram o sombreamento, a mamoneira deve ser plantada diretamente sob o sol e em terreno com declividade de 12%, no máximo.

Apesar da espécie ter boa adaptação, os especialistas recomendam temperaturas na faixa entre 20 ºC a 35 ºC e com chuvas anuais com variação entre 500 e 1.500 milímetros.

Embora se desenvolva também em ambientes secos, a produtividade do cultivo de mamona é maior em locais com boa disponibilidade de água.

Plantio

Já sobre o plantio das mamonas, é importante ressaltar que a espécie é sensível a encharcamento, alta salinidade e acidez do solo.

Neste ponto, a cultura apresenta bom desenvolvimento em terrenos bem drenados e com pH entre 6 e 7. Na prática, coloque 3 sementes em covas com 5 cm de profundidade.

Espaçamento

O espaçamento do cultivo de mamona depende da fertilidade do solo e da quantidade de chuvas esperadas.

Por isso, em regiões muito secas, a distância deve ser maior, para diminuir a concorrência entre as plantas. Já em locais chuvosos ou irrigados, o espaçamento pode ser menor.

Em solos muito férteis, em que a mamoneira se desenvolve mais, o espaçamento não pode ser estreito.

E para cultivares de porte médio, a distância pode variar entre 2 a 4 metros entre as linhas.

Adubação

A adubação em cultivo de mamona não pode ser em excesso e, se os fertilizantes químicos forem escolhidos, a semente precisa ficar a 5 cm de distância do adubo.

Caso a adubação seja orgânica, esse distanciamento pode ser desconsiderado.

Cuidados especiais

Por fim, o cultivo de mamona ainda requer cuidados especiais, como realizar a poda no final da colheita para evitar pragas e doenças, desde que não sejam cultivares de porte baixo ou em plantas anãs, ou ainda em locais de solo pouco fértil, com temperaturas altas e clima seco.

Além disso, é recomendado optar pela colheita mecanizada ou a contratação em conjunto com outros agricultores de um prestador de serviço para não elevar os custos da colheita.

Em seguida, devem ser realizados os processos de secagem e descascamento.

Você pode se interessar por: Peneira agrícola: 5 dicas para tornar sua lavoura mais produtiva

Conheça a Giometti

Agora que você já conhece os principais passos sobre o cultivo de mamona, é importante contar com uma empresa parceira para obter os melhores produtos e equipamentos agrícolas.

Nesse sentido, a Giometti tem mais de 120 anos de tradição no agronegócio brasileiro e é especializada em produtos agrícolas desenvolvidos para a satisfação dos agricultores.

Fale com os nossos profissionais e saiba como a Giometti pode ser a parceira ideal para garantir alta qualidade nos produtos e equipamentos do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat