• Português
Cultivo no outono

Você sabe qual é o melhor cultivo no outono? Confira o nosso conteúdo e conheça as principais opções para cada região do Brasil

cultivo no outono tem características especiais, já que nessa época do ano ocorre a redução gradativa da temperatura, que passa a ser mais amena, além de ser marcada pela maior incidência de ventos e diminuição da umidade do ar.

Vale destacar que, para o outono de 2021, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) espera chuvas acima do normal na região Norte e em áreas do Mato Grosso, Pantanal e entre os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, conforme divulgado pela Agência Brasil.

Diante dessas características, o outono é a estação ideal para o plantio de diversas frutas e hortaliças no Brasil todo. Saiba mais a seguir!

Leia mais: Entenda como a transformação digital apoia o agronegócio

Saiba quais são as melhores culturas para cultivo no outono

Maracujá (Norte)

Para os agricultores da região Norte, o maracujá é uma excelente opção para cultivo no outono, já que a fruta se desenvolve bem em solo leve e profundo, com boa drenagem e que não encharque na chuva.

Além disso, geadas e ventos frios prejudicam o plantio de maracujá, que tem 25° C como temperatura média ideal para o seu desenvolvimento.

Ainda vale destacar que no norte do Brasil, outras culturas importantes para o outono são: abobrinhas, cebolas, tomates, mamões e cenouras.

Beterraba (Nordeste)

Já a beterraba, planta raiz primária e de folhas muito nutritivas, é outra boa opção para o cultivo no outono no Nordeste, já que pede luz direta e temperaturas entre 10ºC e 24ºC.

Para a região, outros cultivos importantes são:

  • – Melancia
  • – Alface
  • – Feijão
  • – Abóbora
  • – Moranga
  • – Berinjela

Berinjela (Centro-oeste)

Para o centro-oeste, a berinjela é uma boa pedida para cultivo no outono, pois essa cultura não se desenvolve em frio ou calor intenso, nem com chuvas em excesso.

Na região, outras opções para o cultivo no outono são abobora, moranga, melão, pimentão, alface e couve-flor de inverno.

Rúcula (Sudeste)

No sudeste, uma das boas opções para o cultivo no outono é a rúcula, que necessita ser plantada em climas mais amenos para ter sabor mais suave e menos amargo.

Outras opções de cultivo no outono nessa região do país são:

  • – Cebola
  • – Nabo
  • – Rabanete
  • – Manjericão
  • – Beterraba
  • – Couve-brócolis

Agrião (Sul)

Por fim, o agrião é uma excelente opção para temperaturas mais baixas, entre 10º C e 20º C. Por isso, o vegetal é ideal para o cultivo no outono da região sul do Brasil.

Assim, as sementes têm uma taxa de germinação relativamente baixa e precisam ter alguns cuidados especiais durante o plantio.

Outras opções para cultivo no outono no sul do Brasil são: couve, alface, rúcula, espinafre e beterraba.

Leia também: Produtor rural: entenda os impactos da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais

Conheça a Giometti

Agora que você já conhece as principais opções para cultivo no outono, é preciso pensar nos produtos utilizados no dia a dia de produção, já que é fundamental contar com ferramentas de qualidade.

Nesse sentido, a Giometti está pronta para oferecer os melhores produtos para o seu negócio! Temos mais de 120 anos de tradição apoiando o agronegócio no Brasil com diversos produtos, desde peneiras agrícolas até telas e alambrados.

Fale com os nossos profissionais e saiba como a Giometti te ajuda a obter os melhores resultados no agronegócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat