• Português
energia solar na fazenda

Entenda como a instalação de um sistema de energia solar na fazenda pode ser crucial para redução de custos e aumento da lucratividade no agronegócio

energia solar na fazenda é uma das tecnologias que cresce ano após ano e ajuda os produtores a economizar os custos de eletricidade e otimizar os recursos para aumentar a lucratividade no agronegócio.

Nesse sentido, inclusive, a utilização da energia solar pode gerar uma economia de até 95%, segundo o Portal Solar.

Além disso, de acordo com outro levantamento realizado pelo Portal Solar, o interesse em projetos fotovoltaicos em telhados e pequenos terrenos cresceu 117% de janeiro a maio de 2021.

Mas, na fazenda, as fontes solares também ajudam os produtores a economizar na conta de luz, já que as placas fotovoltaicas entregam a produção elétrica necessária para abastecer o local com redução de custos. Incrível, não?

Apesar disso, apenas 6,2% dos sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil são rurais, como aponta um levantamento divulgado pelo AGRISHOW DIGITAL.

Para entender exatamente como funciona a energia solar na fazenda, preparamos esse conteúdo. Confira a seguir!

Leia também: Como melhorar a qualidade de vida do trabalhador rural?

Entenda como a energia solar na fazenda pode ser utilizada

Na prática, a partir da instalação de um sistema de energia solar na fazenda, é possível obter grande economia na conta de luz, pois as placas fotovoltaicas permitem que a eletricidade seja gerada no próprio local onde será utilizada.

Desta maneira, o produtor gera a própria energia e o investimento inicial no sistema se paga ao longo dos anos com a grande economia proporcionada. Vale destacar que as placas têm vida útil, em média, de 30 anos.

No agronegócio, a conta de luz representa um dos custos mais altos. Por isso, a utilização de energia solar na fazenda é essencial para otimizar os recursos dos agricultores.

Saiba mais: Como reduzir o estresse nas criações de animais de grande porte?

Conheça as principais novidades sobre energia solar na fazenda

Além dos sistemas comuns para energia solar na fazenda, o mercado está em constante evolução e apresenta novidades no setor. Confira as principais:

Baterias de lítio: para armazenamento da energia gerada e que impede a interrupção do fornecimento de eletricidade em eventuais quedas de luz.

Agrivoltaics: ainda em fase de estudo, a tecnologia permite utilizar as áreas de instalação dos sistemas fotovoltaicos de maneira suspensa para que o cultivo fique no solo com sombreamento parcial.

Placas fotovoltaicas flutuantes: para serem instaladas em açudes e lagos.

Telhas fotovoltaicas:
protegidas com material de alta resistência e que são capazes de gerar energia

Você pode se interessar por: Peneira para construção civil: por que peneirar a areia?

Conheça a Giometti

Além da importância de um sistema de energia solar na fazenda para economizar na conta de luz, otimizar recursos e aumentar a lucratividade, é fundamental também contar com ferramentas e maquinários que ajudem a obter produtos de excelente qualidade.

Neste caso, a Giometti está pronta para ajudar o seu negócio! Nós temos mais de 120 anos de tradição apoiando o agronegócio no Brasil com diversos produtos, desde peneiras agrícolas até telas e alambrados.

Fale com os nossos profissionais e saiba como a Giometti te ajuda a obter os melhores resultados no agronegócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat