• Português
transformação digital

Conheça as principais soluções da transformação digital no agronegócio, como sistemas ERP e até e-commerce ou marketplace

transformação digital, que já era uma tendência e foi acelerada com a crise, também é relevante para o agronegócio, já que a tecnologia, hoje, permite realizar desde o planejamento de safra, financiamento e gerenciamento de riscos até compras e vendas, por meio de plataformas de e-commerce.

Nesse sentido, vale dizer que, atualmente, no Brasil, 36% dos agricultores fazem compras online para o campo, além de 71% que já utilizam canais digitais diariamente para questões relacionadas ao negócio, de acordo com estudo realizado pela Mckinsey & Company.

Ainda é válido destacar que, mesmo com o desafio de conectividade em um país continental como o Brasil, o acesso à internet no campo teve um avanço de 1900% nos últimos anos e, hoje, mais de 1,43 milhão de produtores rurais já estão conectados, segundo o IBGE.

Diante deste cenário, saiba como a transformação digital apoia o agronegócio.

Leia também: Calendário agrícola: entenda as safras no Brasil

Conheça os principais recursos da transformação digital para o agronegócio

Agricultura 4.0

Atualmente, a conectividade já é fundamental para o agronegócio e soluções como automação, plataformas de gestão e monitoramento de dispositivos no campo são essenciais para melhorar a produtividade e diminuir os custos operacionais.

Big Data no campo

Já o Big Data no campo é um recurso da transformação digital que armazena e ajuda a interpretar com agilidade grandes volumes de dados para que todas as ações sejam tomadas a partir de informações concretas, sem “achismos”

Assim, o recurso permite uma visão ampla do negócio a partir dos chamados 5 vs do Big Data:

  • Volume

  • Velocidade

  • Veracidade

  • Variedade

  • Valor

Na prática, dados meteorológicos, custos de produção, controle de pragas e diversas outras métricas são armazenadas e disponibilizadas pelo Big Data para as melhores tomadas de decisão no campo.

ERP no agronegócio

Implementar uma plataforma ERP no agronegócio é um dos primeiros passos rumo a transformação digital, já que esse tipo de sistema é essencial para a gestão completa do seu negócio no campo e obter benefícios como:

  • Maior produtividade

  • Gestão de dados

  • Administração financeira

  • Controle de todos os recursos de produção

  • Eficiência operacional

E-commerce e marketplace

A partir da utilização de uma plataforma ERP, é possível partir para o próximo passo que são as vendas online, a partir de um e-commerce próprio ou marketplace, em que os agricultores podem vender seus produtos, por meio de grandes lojas virtuais já estabelecidas no mercado.

Leia também: Peneira agrícola: 5 dicas para tornar sua lavoura mais produtiva

Conte com a Giometti

Como visto, a transformação digital também é fundamental para a continuidade e o sucesso do agronegócio.

No entanto, antes de investir em plataformas e soluções digitais, é preciso trabalhar com as melhores ferramentas e produtos no campo, como, por exemplo, peneiras agrícolas de qualidade.

Nesse sentido, a Giometti está pronta para oferecer os melhores produtos para o seu negócio! Nós temos mais de 120 anos de tradição apoiando o agronegócio no Brasil com produtos como peneiras agrícolas até telas e alambrados.

Fale com os nossos profissionais e saiba como a Giometti te ajuda a obter os melhores resultados no agronegócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat