• Português

No último sábado, 26, aconteceu no The Palace, em São Carlos, o jantar em comemoração ao dia da Industria. Durante o evento, a Indústrias Giometti foi homenageada com uma placa pelos seus 120 anos de atuação no mercado regional e nacional. A homenagem foi recebida pelo Diretor Superintendente Nelson Miguel Maffei, que deixou a todos muito emocionados.

Sobre o dia da Indústria

Comemorado no dia 25 de maio, o Dia da Indústria foi criado em homenagem a Roberto Simonsen, patrono da indústria nacional, que faleceu em 25 de maio de 1948, em plena atividade em defesa da indústria.

Entre as décadas de 30 e 40, Simonsen desempenhou um papel essencial na história do âmbito industrial. Enquanto os países ricos estavam envolvidos nos conflitos entre os Aliados e os Países do Eixo, o Brasil começava a fabricar produtos que antes eram importados da Europa e da América.

Indústria no Brasil e no mundo

O trabalho industrial é uma atividade econômica que teve início na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e começo do século XIX, na Inglaterra. E no Brasil, a industrialização ocorreu do meio da década de 1950 até o fim da década de 1970, com o objetivo de substituir as importações.

Os Estados Unidos, Japão e Europa (principalmente a Alemanha) são os países com maior concentração de indústrias. Enquanto por aqui, o foco está na região Sudeste, local que abriga aproximadamente 70% do setor industrial do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat