• Português
pecuária

Fique por dentro do panorama atual e saiba quais são os principais pontos para o desenvolvimento da pecuária nacional

pecuária é um dos principais pilares da economia nacional, já que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo e o setor emprega mais de 1,5 milhão de profissionais.

Neste sentido, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a pecuária corresponde a 32% do valor do agronegócio brasileiro, ou seja, R$ 494,8 bilhões.

Dentre os estados com maior participação no setor, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais têm os principais rebanhos bovinos brasileiros e foram responsáveis por 35,7% do plantel nacional, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diante desses dados e do panorama do setor, conheça os principais desafios da pecuária
brasileira.

Leia também: Entenda como a transformação digital apoia o agronegócio

Saiba quais são os principais desafios da pecuária nacional

Custos de produção

Um dos principais desafios atuais da pecuária no Brasil são os custos de produção que sofrem alterações inesperadas quando ocorrências prejudicam as lavouras.

No triângulo mineiro, por exemplo, a estiagem comprometeu parte das lavouras de milho e elevou os custos de maneira inesperada.

Para evitar esse tipo de situação, o recomendado por especialistas é trabalhar com planejamento, já imaginando esse tipo de problema e buscar parcerias com empresas que forneçam ração animal para o ano inteiro.

Investimentos

Outro ponto que pode interferir nos custos de produção a curto prazo é a atual necessidade de investimento em tecnologia.

Apesar de oferecer retorno a longo prazo, de início, os produtores precisam reduzir a lucratividade para manter o volume de vendas e assim adquirir o maquinário ideal.

No entanto, lá na frente, esse investimento, além de “se pagar”, ainda permite que os produtores aumentem sua lucratividade.

Genética

O investimento em alimentação animal também permite melhorar a genética dos rebanhos e contribui para maiores arrecadações a longo prazo.

Essa melhora genética proporciona redução no consumo de alimentos por parte dos animais e ainda promove maior produtividade na pecuária.

No entanto, é mais um investimento inicial que só irá trazer retorno a longo prazo, mas que vale o esforço dos produtores.

Preços

Por fim, a atual oferta restrita de animais, margem de varejo e câmbio provocam a alta nos preços e podem reduzir as vendas do setor.

Neste caso, segundo especialistas, corrigir a margem do varejo seria a melhor opção para melhorar a rentabilidade dos pecuaristas.

Saiba mais: Produtor rural: entenda os impactos da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais

Conheça a Giometti

Como visto, apesar dos números e avanços expressivos da pecuária nos últimos anos, o setor ainda tem uma série de desafios que precisam ser superados para que os produtores mantenham a rentabilidade.

No entanto, além desses obstáculos, para manter a qualidade do produto final é fundamental que os pecuaristas invistam em produtos e serviços de qualidade.

Diante disso, a Giometti está pronta para oferecer os melhores produtos para o seu negócio! Nós temos mais de 120 anos de tradição apoiando o agronegócio no Brasil com produtos como peneiras agrícolas até telas e alambrados.

Fale com os nossos profissionais e saiba como a Giometti te ajuda a obter os melhores resultados no agronegócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat