• Português
bovinos

Com uma nova forma de cuidar de seu rebanho, pecuarista consegue uma reviravolta em seus resultados e enxergar um novo futuro para suas atividades pecuárias.

Produtor de Mato Grosso do Sul diz que com curso, aprendeu a focar na pastagem e não somente no animal; ‘me considero até um agricultor de braquiária’

Com foco no manejo adequado e reforma da área de pastagem, o produtor rural Clizaldo Duó conseguiu triplicar a capacidade de bovinos em sua propriedade, localizada no município de Inocência (MS).

“Eu estava praticamente desistindo da atividade. Pela planilha de custo, pude ver que não estava tendo lucro. A diferença é tão grande que não dá para comparar. Sou uma pessoa motivada, pois voltamos a ter lucro e vejo futuro na pecuária”, comentou. Duó conseguiu o resultado após assistência técnica do Senar-MS.

Leia também: Como diminuir o estresse dos bovinos

Os ensinamentos sobre pastagem foram tão relevantes, que o produtor afirma que mudou sua forma de pensar e agir em vários âmbitos. “A principal diferença foi na minha cabeça mesmo, já que aprendi a focar na pastagem e não somente no animal. Percebemos que com um pasto bom, o animal engorda sem problemas. Me considero até um agricultor de braquiária. É uma visão mais moderna do que a do pecuarista de antigamente, que ia no curral e olhava somente o gado, e nada da pastagem”, complementa.

O pecuarista conta que as mudanças na prática se transformaram em resultados positivos também no bolso. “Tendo outra mentalidade, a gente mudou a maneira de explorar a atividade e, hoje, a propriedade triplicou a capacidade de produção. Antes, ficava com poucos animais e pasto raspado”, diz.

 

Fonte: https://www.canalrural.com.br/noticias/pecuaria/boi/pecuarista-triplica-capacidade-bovinos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat