• Português
Plantio de Café

Confira as melhores práticas sobre plantio de café como técnicas de produção e preparo de solo para ter sucesso na sua lavoura

O plantio de café é um dos grandes expoentes da agricultura brasileira e, somente em 2020, foram produzidas 61,62 milhões de sacas de 60kg, 25% a mais comparado a 2019, de acordo com o Estado de Minas.

Nesse sentido, a Europa é a maior consumidora mundial de café, volume que representa 32% do total, e o Brasil é o país que mais produz e exporta o produto, segundo dados levantados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé.

Além disso, somente em novembro de 2020, o Brasil exportou 4,3 milhões de sacas de café, considerando a soma de café verde, solúvel e torrado e moído, conforme o mesmo estudo do Cecafé.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com as melhores práticas sobre o plantio de café para o sucesso da sua lavoura. Acompanhe a leitura!

Leia também: Peneira de café: conheça os processos que influenciam a qualidade do produto final

Conheça 5 dicas sobre plantio de café

1. Espaçamento do plantio

O primeiro passo para o sucesso da sua lavoura é o espaçamento correto do plantio de café

Nesse caso, o ideal é ter o apoio de um agrônomo para indicar o espaçamento ideal, já que cada cultura tem sua particularidade e somente um profissional tem a capacidade e qualificação para analisar e auxiliar o agricultor neste processo.

2. Tamanho da propriedade

Além do espaçamento do plantio de café, o tamanho da propriedade também influencia no sucesso da produção.

Para isso, para propriedades pequenas ou médias, o agricultor tem que buscar o equilíbrio nutricional para produzir mais quantidade por hectare.

Desta maneira, o custo de produção é menor e oferece maior lucratividade mesmo se o preço final não for tão vantajoso.

No entanto, é importante também pensar no melhor aproveitamento do espaço da propriedade, mas de maneira que ainda seja possível utilizar o maquinário ideal para otimizar as etapas de produção e, assim, reduzindo o custo total do plantio de café.

3. Mecanização da produção

Por falar em maquinário, a mecanização da produção é fundamental para que o produto tenha preço competitivo e a lucratividade esperada pelos agricultores.

Vale destacar que, a partir da evolução da tecnologia, atualmente, já existem equipamentos que conseguem trabalhar em espaços de até 2,5 metros entre linhas, o que permite otimizar o uso do solo e aumenta a produtividade em sacas de café por hectare.

4. Variedade da espécie

O espaçamento entre linhas também compromete a variedade da espécie, já que cada tipo de café tem diferenças entre porte, densidade de folhas, tempo de maturação, sensibilidade a pragas e muito mais. 

Confira as principais variedades de café:

  • Topázio
  • Bourbon amarelo e vermelho
  • Conilon

5. Nutrição da planta 

Por fim, a nutrição da planta também afeta diretamente o plantio de café no que diz respeito a largura e altura. Na prática, quando a adubação não é a ideal, o desenvolvimento da planta é menor e, consequentemente, exige uma distância também menor entre as mudas.

Nesse caso, também é essencial contar com o auxílio de um agrônomo para estudar o terreno e recomendar a adubação mínima necessária para cada espécie.

A partir dessa avaliação profissional é possível aumentar a produtividade da sua lavoura.

Leia também: Peneira de café: conheça a importância da limpeza dos grãos

Conheça a Giometti

Além dessas 5 dicas sobre o plantio de café, é fundamental que os agricultores trabalhem com maquinários, ferramentas e equipamentos de qualidade.

Para isso, a Giometti tem mais de 120 anos de tradição no agronegócio no Brasil, sempre oferecendo produtos de extrema eficiência e, principalmente, qualidade.

Produzida com madeira de pinho de reflorestamento de alta qualidade, tratadas, fumigadas e de origem certificada pelo IBAMA, nossa peneira de café conta com tramas adequadas para cada uso, assim como materiais de qualidade e surpreendente acabamento que permite manuseio por muito mais tempo sem causar desgaste físico ao operador.

Além disso, o produto facilita a abanação para melhor separação de ramos e folhas e ainda simplifica as operações de transporte e lavagem por permitir maior eliminação de pedras e torrões, contribuindo para um café de melhor qualidade.

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha a melhor peneira de café para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat