• Português
dia do agricultor

Nesta mesma data em 1860 o imperador Dom Pedro II criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas que anos mais tarde veio a ser chamada de Ministério da Agricultura.

Em 1960 o presidente Juscelino Kubitschek definiu o dia 28 de julho como o Dia do Agricultor, uma forma de mostrar a importância e ressaltar o peso desse trabalhador para o desenvolvimento da economia e do país.

Ver os benefícios da agricultura e seus resultados é muito fácil, desde as primeiras horas do dia já conseguimos aproveitar as vantagens dessa atividade, e se prestarmos atenção veremos que a agricultura está em diversos momentos do nosso dia: desde quando comemos uma salada no almoço, no papel que escrevemos nossas anotações durante os estudos, e naquele chocolate como sobremesa.

A agricultura é uma das atividades mais antigas, que com o passar do tempo foi se aperfeiçoando, aprimorando técnicas e evoluindo.

Importância para o Brasil

O agronegócio é responsável por grande parte da economia do país, sendo um dos pilares, representando cerca de 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB)3, dado levantando em 2017 pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Um setor que gera empregos

Além da produção de alimentos, a agricultura é responsável por gerar cerca de 19 milhões de empregos para os brasileiros, segundo dados divulgados pela CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em 2015. Esse número representa 20% do total de empregos do país, e não inclui os agricultores que plantam para consumo próprio.

Dos setores do agronegócio o que mais gera empregos é a agricultura familiar, garantindo emprego para 11,5 milhões de brasileiros.

Previsão de Crescimento

Estima-se que até 2050 será necessário dobrar a produção de alimentos para atender uma maior demanda, resultado do crescimento populacional que chegará em cerca de 9,1 bilhões de habitantes. Os agricultores devem se preparar para tornar as lavouras ainda mais produtivas, e expandir suas terras.

Um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que a produção agrícola terá que aumentar 70% até 2050.

Essa é uma oportunidade para os agricultores brasileiros, que possuem a vantagem de viver em um país onde o clima é favorável e possui uma boa quantidade de áreas adequadas para plantio. Isso deve servir como motivação para que os agricultores continuem se dedicando a suas atividades e fazendo a economia de nosso país crescer.

Com essa perspectiva fica ainda mais claro a importância do agricultor para o Brasil, que precisa desse trabalhador para continuar desenvolvendo, gerando empregos e garantindo a alimentação da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat