Toda plantação requer cuidados e atenção. Atualmente existem diversas formas de obter informações e ferramentas disponíveis para auxiliar nos cuidados com a lavoura. Quando falamos de algodoeiro não é diferente, é necessário estar atento ao ataque de pragas para manter um bom cultivo.
O algodoeiro é atacado por diversos patógenos que podem causar perdas econômicas expressivas a cultura caso não sejam controlados em tempo hábil. Os monitores de campo são fundamentais nas avaliações da incidência e severidade das doenças que incidem sobre a cultura, principalmente a mancha de ramulária, causada pelo fungo Ramularia areola, atualmente a principal doença da cultura. Portanto, é importante que:
- Os monitores sejam rigorosamente treinados para identificar e quantificar adequadamente as doenças e pragas do algodoeiro;
- Os monitores conheçam a área a ser cultivada:
Histórico da área
- Tipos de solo;
- Culturas cultivadas anteriormente;
- Sistema de plantio utilizado;
- Ocorrência e incidência de doenças e pragas.
- Variedade de algodoeiro a ser cultivada.
Monitor de campo capacitado é fundamental para que a tomada de decisão da utilização de fungicidas seja adequada para o controle de patógenos e que não cause perdas econômicas ao produtor.
Foto: Alderi Emídio
Fonte: Agrishow
Foto: http://maissoja.com.br/plantas-de-cobertura-aumentam-produtividade-do-algodoeiro/