• Português

Entenda o desempenho da produção de algodão e por que será necessário aumentar as exportações.

Os bons resultados alcançados no último ano e o consequente aumento da produção trazem consigo um novo desafio para a cadeia produtiva brasileira. “Com o consumo doméstico ainda sofrendo com o fraco desempenho da economia, o mercado externo precisa absorver os grandes excedentes gerados”, destaca o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento.

Na temporada 2018/19, o total produzido superou o consumo interno em 1,350 milhão de toneladas. “Para 2019/20, a estimativa é que o superávit se eleve para 1,685 milhão de toneladas”, lembra o analista.

Na primeira metade da temporada 2018/19, o país embarcou 473 mil toneladas. “Para colocar todo excedente no exterior, as vendas externas no segundo semestre da temporada, que encerra em maio/19, terão que alcançar 877 mil toneladas”, pondera Bento.

Apesar do recorde mensal de 198 mil toneladas embarcadas em novembro/18, parece pouco provável, na opinião do analista, que se alcance o número. “Numa situação hipotética em que se exporte 1,0 milhão de toneladas na temporada 2018/19, as 350 mil toneladas seriam carregadas para o ano comercial 2019/20”, frisa.

Nesse caso, as exportações necessárias para reequilibrar o abastecimento na próxima temporada seriam de 2,04 milhões de toneladas. “Esses números mostram que o principal desafio para seguir produzindo volumes superiores a 2,0 milhões de toneladas é conseguir colocar os excedentes no mercado externo”, ressalta o analista.

Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2019 – Grupo CMA

Fonte: http://www2.safras.com.br/producao-de-algodao-maior-abre-necessidade-de-mais-exportacoes-em-2019/

Imagem: https://ergonassociates.net/publication/social-impacts-of-cotton-production/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat