• Português
produção de feijão

Entenda como algumas práticas, como rotação de culturas e adubação, são essenciais para melhorar a produção de feijão e sua rentabilidade

produção de feijão é fundamental para garantir a base da alimentação do país, mas, as flutuações de preço afetam a lucratividade dos produtores.

Vale destacar que o Brasil é o maior produtor e consumidor de feijão comum e apenas 10% da produção destina-se à exportação, de acordo com a Agência Embrapa de Informação Tecnológica.

Por isso, melhorar a produção de feijão é um desafio recorrente e ajuda a garantir uma boa safra e a rentabilidade esperada pelos agricultores. Saiba mais a seguir!

Leia também: Calendário agrícola: entenda as safras no Brasil

Conheça as principais práticas para melhorar a produção de feijão

1. Escolha da área e rotação de culturas

A primeira dica para obter boa produtividade é a escolha da área, que deve ter fácil acesso a maquinários, com boa drenagem do solo e sem compactação.

Além disso, é importante realizar a rotação de culturas no pré-plantio para ajudar a estruturar o solo, promovendo melhor drenagem e o controle de patógenos e pragas.

2. Manejo adequado de plantas daninhas

Para melhorar a produção de feijão, o manejo das daninhas durante todo ciclo é fundamental.

No entanto, a cultura do feijão é bastante sensível à competição e, por isso, nos primeiros 30 dias após a emergência das plântulas, as plantas daninhas devem permanecer ausentes.

3. Adubação

A adubação com micro e macronutrientes, a partir da análise do solo, também é importante para suprir as diferentes necessidades da cultura. Neste ponto, é preciso observar os seguintes pontos:

  • Época do plantio

  • Cultura anterior

  • Histórico da área e da produtividade esperada

Após essa análise, a adubação é realizada de acordo com a realidade da propriedade, sendo que os nutrientes essenciais são o nitrogênio e o fósforo.

Vale destacar que uma adubação bem planejada proporciona custo operacional menor e maior produtividade na produção de feijão.

4. Inoculação e tratamento de sementes

inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio ajuda a reduzir em 75% a utilização de fertilizantes nitrogenados por hectares, o que resulta em maior produtividade, segundo a Universidade de São Paulo – USP.

Na prática, a inoculação ainda ajuda a reduzir os custos de produção em até 12%, ou seja, melhora a produtividade e diminui os gastos de produção de feijão.

5. Cultivares e espaçamento adequados

A escolha da cultivar é importante para o sucesso da sua lavoura, por isso, opte por sementes certificadas, com alto potencial produtivo, além de boa tolerância a pragas e doenças.

Lembre-se de avaliar se a cultivar escolhida se adapta bem à sua região e realize um teste em um canteiro do seu terreno antes de iniciar a semeadura.

Já o espaçamento adequado é aquele em que a planta pode comprovar todo seu potencial e suas características.

No caso do plantio de feijão, os especialistas recomendam dividir o espaçamento em função do hábito de crescimento, como:

  • Crescimento determinado

  • Crescimento indeterminado arbustivo

  • Crescimento indeterminado prostrado

6. Manejo

Por fim, o manejo também é importante para a produção de feijão e, para isso, planeje os possíveis problemas que podem acontecer, monitore e esteja preparado para as diversas ocorrências, como pragas e doenças, durante todo o ciclo, inclusive na colheita.

Leia também: Peneira agrícola: 5 dicas para tornar sua lavoura mais produtiva

Conte com a Giometti

Agora que você já conhece as principais práticas para melhorar a produção de feijão, é importante contar com as melhores ferramentas na sua lavoura.

Por isso, a Giometti está pronta para oferecer os melhores produtos para o seu negócio! Nós temos mais de 120 anos de tradição apoiando o agronegócio no Brasil com produtos como peneiras agrícolas até telas e alambrados.

Fale com os nossos profissionais e saiba como a Giometti te ajuda a obter os melhores resultados no agronegócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat