Conheça as boas-práticas, a importância da rotação de cultura e os melhores cultivos para obter uma boa produtividade agrícola em solos arenosos
A boa produtividade agrícola é o objetivo de todo produtor, no entanto, em regiões como o nordeste brasileiro, os solos são predominantemente arenosos, com alta porosidade e pouca retenção de água, o que dificulta a oferta de nutrientes para o plantio.
Vale destacar que, em 2020, a agricultura brasileira foi um dos poucos setores que continuou em desenvolvimento, mesmo com os impactos negativos provocados pela crise. A produção, inclusive, foi de 250 milhões de toneladas de produtos, de acordo com levantamento da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento.
Porém, com a necessidade de expansão da agricultura brasileira nos últimos anos, mesmo com baixa qualidade, o solo arenoso vem sendo explorado e até demonstrando boa produtividade agrícola. Mas como isso é possível? Acompanhe a leitura e entenda!
Leia também: Agricultura orgânica: tudo o que você precisa saber!
Saiba como o solo arenoso pode contribuir para a produtividade agrícola
Boas-práticas
Para obter a produtividade agrícola em solo arenoso, é preciso conhecer as melhores práticas de plantio e cultivo.
Neste caso, realizar ações como interação lavoura-pecuária, sistema de plantio direto e adubação verde são essenciais para promover maior qualidade ao solo e melhorar sua eficácia.
É importante apontar que a rotação de culturas com gramíneas e leguminosas também ajuda a obter maior eficiência para culturas graníferas anuais.
Rotação de cultura
Por falar em rotação de cultura, essa prática também é fundamental para a produtividade agrícola em solos arenosos.
Para isso, é necessário utilizar um sistema que proporcione o aporte de nitrogênio para produção de palhada.
O sistema “soja-passagem+guandú”, em que a pastagem consorciada com guandú favorece a qualidade nutricional e a qualidade física do solo pela leguminosa, também é uma das possibilidades de rotação de cultura em solos arenosos.
Melhores cultivos
Ainda quando se pensa em produtividade agrícola em solos arenosos é preciso escolher estrategicamente os melhores cultivos. Afinal, não é qualquer plantio que será próspero neste tipo de terreno.
Nesse sentido, cultura de cana-de-açúcar, amendoim, batata doce e mandioca, por exemplo, não são as melhores opções para terrenos arenosos, já que a estrutura do solo é fragilizada e é mais propícia a erosão.
Por isso, é importante compreender que o solo arenoso tem características peculiares e, para obter boa produtividade agrícola, é importante saber manejar corretamente esse tipo de terreno para que entregue o resultado esperado.
Saiba mais: Calendário agrícola: entenda as safras no Brasil
Conte com a Giometti
Além de estudar e entender como obter a produtividade agrícola em solos arenosos, os produtores precisam contar com produtos de qualidade para que o dia a dia de trabalho seja conduzido da maneira esperada e sem interrupções por falhas e problemas inesperados.
Para isso, a Giometti, que tem mais de 120 anos de tradição no agronegócio no Brasil, oferece produtos de extrema eficiência e, principalmente, qualidade.
No caso de peneiras agrícolas, por exemplo, a Giometti disponibiliza algumas opções, confira:
- Peneira de fubá
- Peneira de arroz
- Peneira de feijão
- Peneira agrícola
- Peneira de café
Além disso, as peneiras da Giometti são consideradas as melhores do mercado. Conheça as principais qualidades dos nossos produtos:
- Maior durabilidade
- Resultado de 120 anos de tradição
- Ecologicamente correta – Produzidas com madeira de reflorestamento certificada pelo IBAMA
- Qualidade controlada em cada passo do processo de fabricação
- Arame BWG com dupla galvanização
- Aro e malha de arame disponíveis em diversos tamanhos
- Possibilita manuseio por mais tempo
Entre em contato com os nossos especialistas e tenha os melhores produtos agrícolas para o seu negócio!