Entenda como realizar a poda de citros e conheça os principais desafios da técnica para promover o desenvolvimento ideal do seu pomar
A poda de citros é uma prática comum e fundamental para a fruticultura, já que elimina partes das plantas como galhos, folhas, flores, frutos e até raízes, com o objetivo de melhorar a produtividade dos pomares.
Desta maneira, essa prática acelera o crescimento e a frutificação de uma planta com o equilíbrio necessário.
Entretanto, a poda de citros precisa ser realizada por profissionais capacitados para evitar problemas nos pomares. Saiba mais a seguir!
Leia também: Peneira agrícola: 5 dicas para tornar sua lavoura mais produtiva
Conheça a importância de realizar a poda de citros corretamente
A poda de citros pode ser decisiva para algumas espécies de plantas para arejá-las, além de diminuir problemas como pragas e doenças comuns dos pomares.
A técnica ainda é responsável pela melhora na qualidade e tamanho das frutas, mantendo o equilíbrio entre as produções, padronizando o produto final e regulando a alternância entre as safras.
Saiba mais: Agricultura orgânica: tudo o que você precisa saber!
Saiba como realizar a poda de citros
Para realizar a poda de citros de maneira eficiente, é preciso pensar nas condições de cultivo comercial. Por isso, essa técnica deve ser iniciada na implantação do pomar, chamado de “poda de formação”.
Deste modo, o pomar é desenvolvido com a “arquitetura” ideal e planejada desde o início, o que diminui possíveis intervenções corretivas.
Na prática, deve-se retirar os ramos que ficam no centro da planta ou que atravessam toda a copa. Porém, é preciso ter cuidado para não realizar a poda de maneira brusca e severa para não comprometer o desenvolvimento das plantas.
Após o crescimento e estabelecimento do pomar, é preciso realizar podas periódicas divididas em algumas etapas. Confira:
- Limpeza
- Frutificação
- Correção
- Rejuvenescimento
Leia também: Calendário agrícola: entenda as safras no Brasil
Cuidado com os erros
Muitos produtores fazem a poda de citros sem a técnica necessária e acabam utilizando equipamentos, intensidade e tratamento fitossanitários inadequados.
Em alguns casos, a preocupação com a estética do pomar também faz com que existam erros nos ângulos dos cortes e a técnica correta acaba ficando de lado.
Você pode se interessar por: Saiba como melhorar os processos e a produtividade na apicultura
Atente-se ao clima e ao tipo de citro
Existe uma variedade muito grande de citros na fruticultura, além de climas diferenciados que interferem no desenvolvimento das plantas e, consequentemente, na poda.
Por isso, é importante estudar essas variedades e as diferentes condições climáticas para poder aplicar a correta técnica da poda de citros e atingir o resultado esperado.
Caso o fruticultor não domine essas particularidades, é necessário solicitar o auxílio de um profissional agrônomo especializado.
Veja também: Conheça qual foi o impacto da tecnologia no agronegócio durante isolamento social
Conte com a Giometti
Além de conhecer a técnica para fazer a poda de citros da maneira correta, é preciso contar com equipamentos de qualidade.
Neste caso, a Giometti está pronta para oferecer os melhores produtos para o seu pomar! Nós temos mais de 120 anos de tradição apoiando o agronegócio no Brasil com diversos produtos de alta qualidade e eficiência.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como a Giometti pode ajudar você a otimizar o seu pomar!