• Português
poda de citros

Entenda como realizar a poda de citros e conheça os principais desafios da técnica para promover o desenvolvimento ideal do seu pomar

A poda de citros é uma prática comum e fundamental para a fruticultura, já que elimina partes das plantas como galhos, folhas, flores, frutos e até raízes, com o objetivo de melhorar a produtividade dos pomares.

Desta maneira, essa prática acelera o crescimento e a frutificação de uma planta com o equilíbrio necessário.

Entretanto, a poda de citros precisa ser realizada por profissionais capacitados para evitar problemas nos pomares. Saiba mais a seguir!

Leia também: Peneira agrícola: 5 dicas para tornar sua lavoura mais produtiva

Conheça a importância de realizar a poda de citros corretamente

A poda de citros pode ser decisiva para algumas espécies de plantas para arejá-las, além de diminuir problemas como pragas e doenças comuns dos pomares.

A técnica ainda é responsável pela melhora na qualidade e tamanho das frutas, mantendo o equilíbrio entre as produções, padronizando o produto final e regulando a alternância entre as safras.

Saiba mais: Agricultura orgânica: tudo o que você precisa saber!

Saiba como realizar a poda de citros

Para realizar a poda de citros de maneira eficiente, é preciso pensar nas condições de cultivo comercial. Por isso, essa técnica deve ser iniciada na implantação do pomar, chamado de “poda de formação”.

Deste modo, o pomar é desenvolvido com a “arquitetura” ideal e planejada desde o início, o que diminui possíveis intervenções corretivas.

Na prática, deve-se retirar os ramos que ficam no centro da planta ou que atravessam toda a copa. Porém, é preciso ter cuidado para não realizar a poda de maneira brusca e severa para não comprometer o desenvolvimento das plantas.

Após o crescimento e estabelecimento do pomar, é preciso realizar podas periódicas divididas em algumas etapas. Confira: 

  • Limpeza
  • Frutificação
  • Correção
  • Rejuvenescimento

Leia também: Calendário agrícola: entenda as safras no Brasil

Cuidado com os erros

Muitos produtores fazem a poda de citros sem a técnica necessária e acabam utilizando equipamentos, intensidade e tratamento fitossanitários inadequados.

Em alguns casos, a preocupação com a estética do pomar também faz com que existam erros nos ângulos dos cortes e a técnica correta acaba ficando de lado.

Você pode se interessar por: Saiba como melhorar os processos e a produtividade na apicultura

Atente-se ao clima e ao tipo de citro

Existe uma variedade muito grande de citros na fruticultura, além de climas diferenciados que interferem no desenvolvimento das plantas e, consequentemente, na poda.

Por isso, é importante estudar essas variedades e as diferentes condições climáticas para poder aplicar a correta técnica da poda de citros e atingir o resultado esperado.

Caso o fruticultor não domine essas particularidades, é necessário solicitar o auxílio de um profissional agrônomo especializado.

Veja também: Conheça qual foi o impacto da tecnologia no agronegócio durante isolamento social

Conte com a Giometti

Além de conhecer a técnica para fazer a poda de citros da maneira correta, é preciso contar com equipamentos de qualidade.

Neste caso, a Giometti está pronta para oferecer os melhores produtos para o seu pomar! Nós temos mais de 120 anos de tradição apoiando o agronegócio no Brasil com diversos produtos de alta qualidade e eficiência.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como a Giometti pode ajudar você a otimizar o seu pomar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat