• Português
produtividade na apicultura

Conheça práticas e processos importantes para melhorar a qualidade, eficiência e a produtividade na apicultura

 

A apicultura, criação de abelhas, é uma prática sustentável, ecológica, que promove bons impactos sociais e ainda auxilia a recuperação de biomas degradados, além de ser a fonte de renda de muitas famílias.

Nesse sentido, vale destacar que, no Brasil, o setor representa 6,7% da demanda mundial e exportou cerca de US$ 128,10 milhões em 2017, de acordo com informações do Canal Agro.

Por isso, preparamos esse conteúdo para ajudar apicultores a melhorar a eficiência e, consequentemente, a produtividade. Saiba mais!

Saiba como melhorar a produtividade na apicultura

Realize a seleção das rainhas

O primeiro passo para melhorar os processos e a produtividade na apicultura é realizar a correta seleção das abelhas rainhas.

Para isso, é importante observar as colmeias mais produtivas da safra anterior ao mesmo tempo em que devem ser selecionadas as menos ofensivas.

Desta maneira, além de colmeias mais produtivas, o apicultor também garante abelhas que ataquem menos.

Promova o reforço alimentar

Em seguida, é importante assegurar que as abelhas fiquem bem alimentadas no período de entressafra das culturas, ou seja, em períodos de poucas flores no campo.

Para esse objetivo, é necessário utilizar uma alimentação suplementar proteica e energética, com 50 dias de antecedência, para estimular o crescimento do enxame antes da florada do eucalipto.

Vale indicar que a ração utilizada, geralmente, é composta por extrato de soja, levedo de cerveja desativado, aminoácidos, vitaminas e sais minerais. Além disso, também é usado um composto energético à base açúcares para maior produção das abelhas.

Assim, mais abelhas irão coletar o néctar e o armazenando para a produção do mel.

Divida os enxames

A partir da utilização das rainhas e do reforço alimentar, a tendência é que os enxames fiquem bem populosos com muitas abelhas operárias.

Por isso, outra prática importante para melhorar a produtividade na apicultura é dividir os enxames a cada safra inserindo uma rainha nova.

Assim, aumenta-se cada vez mais a produtividade e a eficiência das colmeias, garantindo maior velocidade na produção do mel, bem como os lucros do apicultor.

Utilize produtos de qualidade

Por fim e tão importante quanto os outros processos é a utilização de produtos de qualidade.

De nada adianta querer economizar em um produto que faça o apicultor perder uma safra ou qualquer eventual problema que atrase a produção.

Por isso, invista sempre nos melhores produtos para garantir a qualidade, eficiência e a produtividade na apicultura.

Conte com a Giometti

Por falar em qualidade e produtividade na apicultura, a Giometti tem o grampo abelha para separar os quadros ou caixilhos de mel dentro da colmeia, obrigando as abelhas a construírem todos os favos na mesma espessura.

O grampo abelha Giometti também proporciona o espaço exato para o trânsito e trabalho das abelhas dentro da caixa.

É importante destacar que a Giometti tem mais de 120 anos de tradição no Brasil, sempre oferecendo produtos de extrema eficiência e, principalmente, qualidade.

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha o melhor grampo abelha para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat