• Português
silagem de milho

Entenda o que é preciso levar em consideração antes de implementar a silagem de milho em uma fazenda

silagem de milho é essencial para alimentar os animais em períodos de chuvas escassas e enfrentar o período desafiador. Vale destacar que a silagem de milho é uma das estratégias mais importantes na alimentação de bovinos, já que a planta oferece grande volume de alimento palatável, alta digestibilidade, além de ser rico em energia, o que é fundamental para garantir a produção de leite e carne esperada.

No entanto, apesar das vantagens na alimentação animal, a estratégia é uma das forragens mais caras e precisa de uma produção com planejamento bem criterioso, o que pode torná-la cara e até inviável, dependendo da situação.

Por isso, preparamos esse conteúdo para ajudar os pecuaristas a entender quando a silagem de milho vale a pena. Confira a seguir!

Leia também: Pragas do milho: saiba identificá-las e combatê-las

Saiba quando vale a pena investir na silagem de milho

No universo da agropecuária, a silagem de milho sempre foi uma das estratégias mais eficazes, justamente por garantir uma forragem de boa qualidade nutricional e com fácil aceitação dos bovinos em épocas de seca.

Entretanto, essa é uma das práticas mais caras e, para que valha a pena, o pecuarista precisa planejar a estratégia com rigor. Para isso, é necessário levar em conta alguns tópicos como:

  • Nível de produção do rebanho
  • Tamanho do rebanho
  • Topografia
  • Capacidade de investimento em maquinário

Em seguida, é preciso colocar todos esses itens no papel e fazer as contas para entender se vale a pena investir na silagem de milho ou se é melhor implementar técnicas mais baratas, como a cana-de-açúcar ou outro volumoso de custo menor.

Saiba mais: Conheça os principais benefícios de uma peneira agrícola de qualidade

Entenda como oferecer uma silagem de milho de qualidade

Caso opte pela silagem de milho, o pecuarista precisa oferecer produtos de boa qualidade para os animais. Para isso, é importante planejar todo o processo, desde o plantio, colheita, picagem até o armazenamento e a oferta aos bovinos.

Em suma, o produtor precisa entender que a qualidade da silagem é crucial para não afetar a produtividade e nem diminuir a lucratividade de sua fazenda.

Por isso, é importante investir na lavoura de milho, como se fosse uma produção de grãos com fins lucrativos, com planejamento e foco na qualidade dos produtos.

Você pode se interessar por: 3 dicas sobre conservação do solo que você precisa aplicar

Conte com a Giometti

Agora que você já sabe quando vale a pena investir na silagem de milho, é hora de conhecer os melhores produtos, ferramentas e equipamentos para sua lavoura.

Para isso, a Giometti, com mais de 120 anos de tradição, oferece os melhores produtos para o seu negócio, desde peneiras agrícolas até telas e alambrados.

Fale com os nossos profissionais e saiba como a Giometti pode ser a parceira ideal para garantir alta qualidade nos produtos e equipamentos da sua lavoura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat