• Português

O plantio direto é uma prática que está sendo cada vez mais utilizada pelos agricultores brasileiros. Seu processo consiste em uma manipulação diferenciada do solo, alguns restos de vegetais de outras culturas são conservados na superfície do solo, principalmente a palha. Dessa forma é possível obter maior proteção contra processos como a erosão, que trazem danos ao solo.

Manejo do solo, especialmente aquele desertificado, costuma ser um desafio para produtores rurais. Com a proposta de manter os nutrientes do solo, o plantio direto começou a ser implantado na década de 1940 nos Estados Unidos por Edward H. Faulkner, e três décadas depois chegou ao Brasil, pelas mãos de agricultores paranaenses.

Dentre as culturas que se adaptam ao plantio direto podemos listar o café, soja, milho, arroz, feijão e trigo. No plantio direto o solo é manuseado apenas durante o plantio. Abre-se um sulco e sementes e fertilizantes são depositados. Não há mais manipulação do terreno depois disso; apenas atenção para o controle de ervas daninhas. Aragem e gradagem são eliminados e a palha fica intacta sobre o solo antes e depois do cultivo.

Plantio direto pode aumentar em até 30% a produtividade, afirma estudo da Embrapa Soja

Muito do sucesso do plantio direto deve-se a palha; das culturas de cobertura na superfície do solo, que junto com os resíduos das culturas principais ou mesmo comerciais oferecem um ambiente favorável para o crescimento vegetal, contribuindo, assim, para uma produção mais estável além da recuperação e manutenção do solo.

Importância da palha no plantio direto

A quantidade de palha sobre o solo e sua distribuição ajudam a avaliar preliminarmente as condições nas quais o plantio direto está se desenvolvendo. Aproximadamente seis toneladas por hectare quadrado são consideradas quantidade adequada ao plantio direto.

Cobrindo o solo, a palha impede o impacto direto das gotas de chuva com o terreno, impede o escorrimento superficial da água e o arrastamento de partículas do solo pela enxurrada – o que reduz a erosão -, também protege o solo do vento e raios solares, diminui taxa de evaporação, o que permite melhor infiltração e armazenamento de água pelo solo.

De composição lenta e gradativa, a palha aumenta a matéria orgânica no solo, que é fonte de energia para microorganismos; com aumento da atividade microbiana, aliada à mineralização, há maior oferta de nutrientes para as plantas. As principais fontes de palha são as gramíneas como sorgo, milheto, milho, aveia-preta, aveia-branca, centeio, trigo, arroz e triticale.

Preparo do plantio direto

De acordo com a WWF (World Wide Fund for Nature), o plantio direto é uma importante ação ambiental brasileira em atendimento às recomendações da conferência da Organização das Nações Unidas (Eco-92).

Entre as vantagens da técnica, podemos destacar:

  • O controle da erosão;
  • Mais matéria orgânica disponível no solo;
  • Uma melhor estrutura do terreno;
  • Menor perda de água da terra;
  • Manutenção do equilíbrio na temperatura do solo com a palha e restos de materiais;
  • Maior atividade biológica;
  • “Sequestro” de carbono no solo, isso evita excesso de liberação do gás para a atmosfera;
  • Plantio pós-colheita.

Isso só acontece, pois, o solo é mantido sem revolvimento permitindo menos oxidação da matéria orgânica, deixando o solo mais livre de contaminações e preservando nutrientes. Para começar a utilizar o sistema de plantio direto, o produtor rural deve:

  • Utilizar defensivos agrícolas a fim de controlar plantas invasoras;
  • Adotar torração de culturas;
  • Eliminar compactação ou camadas adensadas e realizar manutenção da cobertura morta para proteger da erosão;
  • Manter o solo úmido e diminuir a evaporação do solo;
  • Treinar e gerenciar a mão de obra.

Fontes: https://digital.agrishow.com.br/veja-os-bons-motivos-para-voce-adotar-o-plantio-direto/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Plantio_direto

Imagem: http://agrosb.com.br/noticia/os-beneficios-plantio-direto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat